Revista Acontece Sul

Tendências

em Arquitetura - segunda, 13 de agosto de 2012

Você nunca se perguntou como as características do design de interiores surgem e aparecem nos projetos e produtos que são usados na arquitetura que é produzida ao seu redor?
Os profissionais de arquitetura tentando melhor atender as necessidades dos seus clientes, sempre estão antenados nas tendências impulsionadas pelo mercado. Eu acredito que tendência surge proporcionalmente com o implemento da tecnologia: as grandes indústrias mundiais evoluem os seus produtos dentro do que o mercado necessita, implementa novas tecnologias e assim novas características vão surgindo para atender a um consumidor cada vez mais exigente. Assim, a linda poltrona que hoje está na sua sala chega carregada de significado, design e ergonomia, através deste longo processo envolvido.
Passear pelos grandes pavilhões do Salone Internazionale del Mobile em Milão, é uma experiência de encher os olhos. Muita arquitetura, muito design e sim, muita tendência!
Na feira de 2012 muita coisa nova foi trazida ao público, e a partir disso podemos sentir o que está chegando por aí.
O mobiliário nos dá a impressão de um jogo de lego, peças de montar que compõem o todo necessário para atender a função do ambiente. Mas estes elementos individuais nunca são uma simples caixa, eles aparecem com algum detalhe interessante como desencontros volumétricos, apliques tridimensionais de efeito, cores e composições de forma.
Já em peças soltas, como poltronas, aparadores e mesas de centro, a característica sempre é muito marcante. A impressão que passa é de peças únicas, quase como joias, mesmo quando a forma é simples o design traz muito significado.
Já nas cozinhas, o que manda em primeiro lugar é a funcionalidade. Com eletrodomésticos cada vez mais tecnológicos, que passam a impressão que podem até funcionar sozinhos, o mobiliário se molda com muitas curvas e formas arredondadas. Assim cada cantinho é aproveitado, e sem quinas a mobilidade do usuário se torna muito prática.
Para banheiros o que chama a atenção é muita textura nos revestimentos. E fica a dica: os metais coloridos estão de volta.
Nas cores predominantes muito cinza em todas variações de tons. Aparecem também cores fortes principalmente azuis e laranjas – estes que vão desde tons amarelados até vermelhos mais fortes.
Portanto, quando você se apaixonar por uma peça e tiver vontade de levá-la para sua casa, lembre-se que muita coisa se passou por esta peça até ela chegar na vitrine da loja. Um bom arquiteto pode ajudar muito você neste processo.
 

Comentários