Revista Acontece Sul

Mercados de gêneros alimentícios na Espanha

Por Arquitetura - Thaïs Geremia em Arquitetura - tera, 09 de abril de 2013

Mercado Santa Caterina - Barcelona
Barcelona é uma cidade à parte na Europa, é a capital da Catalunha, uma região peculiar da Espanha. A língua oficial é o Catalão, um pouco mais difícil para os brasileiros que se arriscam no portunhol.
Dos 40 mercados espalhados pela cidade, 6 se destacam pela excelência de seus produtos.
A história do mercado Santa Caterina é de longa data. Em 1268 o mercado era o convento Santa Caterina regido pela ordem dominicana. Em 1835 o convento sofreu um incêndio que o destruiu completamente.
Em 1844, após totalmente reconstruído se transformou no primeiro mercado coberto da cidade, com telhado todo de ferro. Desde seu início já era uma construção de arquitetura inovadora, responsável pelo abastecimento de toda Barcelona.
Em 1997 com o início da revitalização do mercado, foram encontradas ruínas romanas na parte subterrânea, o que fez com que a reforma fosse readaptada para garantir sua preservação.
A reinauguração do mercado aconteceu em 2005. Assim como em seu passado, a cobertura do mercado Santa Caterina é seu maior ícone. Projetado pelos arquitetos Enric Miralles/Benedetta Tagliabue, os grandes hexágonos coloridos que revestem o teto produzem um super efeito. Esses hexágonos funcionam como elementos que formam desenhos de frutas vistos apenas de cima, com a distância.  
O acabamento do mercado usa muita madeira desde as aberturas até na cobertura do teto. A parte interna do mercado é confortável e convidativa.
No Santa Caterina são encontradas comidas de vários lugares do mundo assim como as mais típicas. As frutas são tentadoras, os frutos do mar são sempre muito frescos, muitas vezes até vivos, para garantir a qualidade.
Tem também as comidinhas já prontas. Você pode levar para casa, ou comer na rua mesmo, enquanto passeia pela cidade. As guloseimas são de encher os olhos e a barriga também.
Delícia de cogumelos…
Por último, o item mais tradicional da gastronomia Catalã e Espanhola: O famoso Jamón Pata Negra ou Jamón Ibérico, um presunto cru de pernil de porco salgado e curado artesanalmente, ideal para degustar cortado em fatias bem finas. Pode se levar o Jamón já fatiado para casa, mas muitos preferem comprar a peça inteira e pendurá-la na cozinha, para saborear sempre que quiser e ainda decorar o ambiente à moda espanhola.
 

Comentários