Revista Acontece Sul

Arquitetura - Sleepbox

Por Arquitetura - Thaïs Geremia em Arquitetura - quinta, 04 de julho de 2013

Quem frequenta aeroportos conhece o cansaço resultante das intermináveis horas de espera entre voos e conexões. Viajantes tentando dormir em bancos e cadeiras são cenas que se repetem nos aeroportos e estações de trens em todo o planeta.
Em outro cenário, você está de passagem em uma grande cidade onde necessita pernoitar e ainda não tem hotel reservado. São exemplos de situações que carecem de alguma saída de mais conforto para as pessoas que necessitam descansar e relaxar. Para esta finalidade, arquitetos russos desenvolveram o dispositivo SLEEPBOX.
Trata-se de um pequeno espaço móvel (Box: 2m x 1.4m x 2.3m), provavelmente inspirado no “Nine Hours” (última geração de hotel cabina do Japão). A ideia original e principal elemento funcional da “cabina russa” é a cama (2m x 0.6 m), equipada com sistema de substituição da roupa de cama em linha.
A cama macia é uma tira flexível de espuma de polímero com superfície de tecido. A tira contínua é rebobinada de um eixo para outro, como uma fita cassete e o trecho (lençol) usado é substituído por outro limpo. Se um cliente quer dormir com o máximo de conforto, ele pode solicitar um conjunto normal de roupa de cama mediante taxa extra.
O SLEEPBOX está equipado com um sistema de ventilação, alertas sonoros, TV, WIFI, tomadas para ligar laptop e carregar telefone. Também no âmbito das salas há um lugar para bagagem. Após a saída de clientes, um sistema automático gerência a iluminação e a mudança de partidas da roupa de cama.
O SLEEPBOX foi concebido para proporcionar, a preços razoáveis, momentos de sono tranquilo e descanso sem perder tempo com procura de um hotel da cidade. O pagamento pode ser feito em um terminal comum que fornece ao cliente uma chave eletrônica. É possível adquirir desde 15 minutos até várias horas.
O dispositivo pode ser equipado com funções adicionais, para possibilitar o seu uso em outras aplicações, além da forma serviço público remunerado.
Algumas localizações possíveis para o SLEEPBOX:
Aeroportos
Expo centros
Centros públicos e compras
Instalações para alojamento
Em países (seguros) com clima quente o SLEEPBOX pode ser usado nas ruas

Comentários