Revista Acontece Sul

Viver numa casa de 7,5 metros quadrados.

Por Arquitetura - Thaïs Geremia em Arquitetura - quarta, 02 de outubro de 2013


Depois de ter consolidado o projeto do edifício mais alto da Europa, o Shard (310m altura, 87 andares), o arquiteto italiano Renzo Piano se envolve em um trabalho completamente oposto: criar um lar em apenas 7, 5m², uma estrutura de madeira batizada com nome de Diogene, em italiano, (referência ao filósofo grego Diógenes).

Diogene conta com o essencial para viver uma ou duas pessoas. O espaço interior da casa acomoda sofá-cama, mesa basculante e cadeiras. Independente dele existe mais dois outros espaços: o banheiro (com chuveiro) e a uma “kitchenette” com geladeira e pia.

O que faz mitigar a sensação de metragem reduzida são as soluções inteligentes para gavetas e compartimentos de armazenagem integrados na estrutura da casa (nas paredes laterais, no teto e também no chão).
Um sistema de caldeira e painéis solares sobre o telhado garante água quente dentro da casa sem a necessidade de recorrer à eletricidade. Além disso, células fotovoltaicas produzem energia suficiente para suprir os LED de iluminação interna, forno elétrico e frigobar.

A água coletada da chuva é armazenada em tanque apropriado localizado sob a própria casa: aqui a água é filtrada e bombeada para ser utilizada a partir do chuveiro e da cozinha.

Para maximizar o conforto, o isolamento térmico da casa é perfeito – forração tátil de madeira no interior e revestimento de painéis de alumínio na parte externa, grandes janelas e cobertura com duas águas. A Diogene está projetada para manter em seu interior a mesma temperatura no verão e inverno.

Finalmente, a micro casa ecológica está alojada nos jardins do “Campus Vitra”*, diretamente sobre o solo sem a necessidade de fundações. O baixo peso  da Diogene facilita o seu translado em  reboque ou helicóptero.

No momento, a Diogene está em fase de teste. Se for aprovada, será comercializada em 3 versões diferentes, a preços entre 20 mil e 30 mil Euros. Pense no conforto, se não for usado como uma casa de verdade, você tem seu próprio escritório localizado em meio à natureza em contato direto com o chão!

Comentários