Revista Acontece Sul

Estantes Criativas

em Arquitetura - quinta, 08 de outubro de 2015


Antigamente, as estantes eram somente práticas. Hoje são objetos funcionais de grande utilidade que têm nesses últimos anos evoluído e expandido sua influência na decoração de várias áreas da casa.

Inicialmente eram objetos com a função de armazenar, arrumar e organizar. Acontece que elas evoluíram para objetos decorativos além da sua função, se estabelecendo como ótimas divisórias entre ambientes, funcionando como biombos de design funcional. Mesmo assim, sua função jamais será substituída. Para arquitetos e designers de interiores, criar novas formas para esse móvel tão importante vem se tornando cada vez mais difícil. A história das estantes é uma história rica, cheia de exemplares inovadores e originais, como a Lovely Rita, do designer Ron Arad, estantes em que a organização atinge o estatuto de obcessão, como em ABC Estante, da Zift Design Company, outras em que a excentricidade não tem limites, como a criação da empresa Alemã Creosa, e estantes em que o aproveitamento do espaço é lei, como a de Reinier de Jong. 

Não quer dizer que apenas peças assinadas tenham importância. Existem muitos modelos para atender a diferentes usos e gostos. As modulares normalmente aliam qualidade e versatilidade, pois permitem preencher espaços de várias maneiras diferentes, e a altura entre as prateleiras de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Você pode criar estantes usando shapes de skate, caixas de madeira, pallets ou madeira de demolição. Rústicas, modernas, de metal ou madeira. Não importa. Esse objeto sempre organizará nossa vida ao guardar objetos que damos valor e deixará nossa casa mais bonita.

 

Comentários