Revista Acontece Sul

PREMIANDO A ARQUITETURA

Por Arquitetura - Thaïs Geremia em Arquitetura - quinta, 20 de outubro de 2016

OWorld Architecture Festival já é um dos principais prêmios de arquitetura da atualidade. É um evento recente – foi criado em 2008 –, mas atrai muitos dos mais renomados arquitetos do mundo. Originalmente sediado em Barcelona, fez uma escala de quatro anos em Singapura e chega agora à Alemanha, onde será realizado no próximo mês de Novembro. “Nossa mudança para Berlim, depois de um sucesso de quatro anos em Singapura, não fez com que os asiáticos e australianos se inscrevessem menos. E nós tivemos um grande aumento das inscrições da Europa e da América do Norte”, diz Paul Finch, diretor de programação do evento.  
De fato, o festival recebeu um número recorde de inscritos. O shortlist desta edição conta com mais de 300 projetos de 58 países. Dentre os vencedores de cada uma das 32 categorias, um receberá o World Building of the Year, concedido ao melhor de projeto do ano.  
Um dos principais concorrentes é o Messner Mountain Museum, construído nos alpes italianos sob encomenda de Reinhold Messner, o montanhista mais famoso do mundo. Responsável por feitos notáveis – foi o primeiro homem a escalar o Monte Everest sem oxigênio suplementar, por exemplo –, Messner encerra com este projeto uma série de seis museus, todos construídos no topo de montanhas do norte da Itália, próximo às fronteiras da Suiça e da Áustria. Localizado a mais de 2.200 metros acima do nível do mar, o museu vai exibir objetos, imagens e equipamentos que ilustram a carreira de Messner.

 

Comentários