Revista Acontece Sul

Arquitetura

Por Arquitetura - Thaïs Geremia em Arquitetura - sexta, 18 de agosto de 2017

Manhattan 666 Firfth Avenue Tower

Nova York - city multicultural, excitante, superpovoada 66940 hab/km². Urbe fascinante, diversa, obcecada por chegar ao topo através de estruturas envoltas por vidro e alumínio. A Time Square já foi referida como “Parque temático do capitalismo”. 
Manhattan 666 Firth Avenue é endereço e nome de um prédio icônico, revestido com painéis de alumínio em relevo - foi desenhado pela empresa NY Carson & Lundin (e concluído em 1957). 
O edifício está próximo ao Rockfeller Center na zona onde se concentra o poder econômico de Nova York. Ali os inquilinos são bancos, escritórios coorporativos de indústrias farmacêuticas e grandes negócios. 
Recentemente, planos de US$ 12 bilhões envolvem a substituição do prédio de escritórios da década de 1950 e a adição de 40 andares acima de sua altura anterior.
Um arranha-céus (“supertall”), projetado por Zaha Hadid Architects e desenvolvido pela família do genro de Donald Trump, foi proposto para para substituir o Midtown Manhattan. A adição traria uma torre de vidro a 427 metros (1400 pés) de altura - categoria “supertall”, criando uma propriedade de uso misto que hospeda varejo, espaços residenciais e hoteleiros. 
De acordo com o WS Journal, sua substituição inclui 11 andares dedicados a um hotel e quadriplicar o espaço de varejo de seu antecessor. A parcela residencial totalizaria 46100 m². O projeto está sendo desenvolvido pela Kushner Companies, de propriedade da Família de Jared Kushner - que é consultor sênior do presidente e também casado com sua filha Ivanka.
Jared K. renunciou a seu cargo de CEO da Kushner Companies depois de assumir seu papel na Casa Branca e vender sua participação na 666 Fifth Av para o pai, Charlie.
No entanto, há dúvidas sobre as negociações do investimento da empresa com o Anbang Insurance Group da China, que pode ser interpretado como a compra de influência na administração Trump.
Desde que foram revelados, os projetos foram descritos pelos usuários das redes sociais como um “dedo do meio”, um “falo Swarovski” e um “enorme vibrador de vidro”. Os desenvolvedores também queriam mudar o nome de 666 para 660 Fifth Avenue para evitar associações com o diabo - outra característica que tem sido parodiada pelas redes sociais.

 

Comentários