Revista Acontece Sul

Protetor ou bloqueador solar?

Por Beleza - Mirtes Rodrigues em Beleza & Saúde - tera, 18 de dezembro de 2012

Como podemos observar, existe uma grande quantidade de tratamentos clínicos para envelhecimento facial. Esses tratamentos, já são muito conhecidos, sendo rotina em muitos centros estéticos e trazem benefícios inegáveis à estética feminina.
No entanto, é importante lembrar que existe uma medida que pode ser usada isoladamente ou junto com os tratamentos, que é muito simples, eficiente, fácil de empregar e o que é mais importante não é dispendiosa. A proteção solar. A luz do sol é o mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento precoce da pele. Por esta razão se criou o termo fotoenvelhecimento. 
O fotoenvelhecimento da pele considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade de uma maneira geral. Existe o temível câncer de pele, que também tem sua incidência aumentada por exposição solar.
A pele bronzeada sempre foi considerada bonita e se tornou a característica de um povo. Sempre soubemos que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas nos anos recentes a ciência médica descobriu que o sol faz muito mais mal do que imaginamos. O envelhecimento facial é uma possibilidade muito palpável. A pele, como todo o corpo humano, é formada por células e tem um núcleo que é onde fica depositado os genes e o DNA, que comandam todo o processo de funcionamento do corpo. Mas, a natureza criou um mecanismo para proteger o núcleo das células da pele que se chama melanina, que é um pigmento escuro e se move para formar uma proteção (quando nos expomos ao sol) em torno do núcleo da célula, como se fosse um guarda-chuva. Esse movimento da melanina para proteger o núcleo celular é que origina a bela cor bronzeada. O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele provocado pela exposição à luz do sol, ao longo da vida. Fica claro que a ação da luz do sol, ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na pele que aceleram o envelhecimento.
O astro rei, o sol, é fundamental para nossa saúde e bem estar e principalmente para produzirmos a vitamina D que irá fixar o cálcio em nossos ossos.
A maioria das pessoas acredita que o filtro solar (ou protetor solar ou bloqueador solar) é suficiente para nos dar proteção para a pele. Digamos que eles ajudam muito, mas, tendo em vista a complexidade do sol, protetor solar não é sinônimo de proteção solar.
A diferença entre protetores e bloqueadores solares, é que todos eles, tem a mesma finalidade, ou seja, de proteger a pele do sol, uns com mais intensidade e outros com menos. O protetor solar absorve os raios solares impedindo sua penetração mais intensa na pele, digamos que ele é um filtro solar com FPS mais baixo e o bloqueador solar não reflete a luz do sol e não a deixa penetrar na pele, por isso possui um filtro solar com FPS mais alto.
Rosto: normalmente, a pele do rosto é mais oleosa, portanto exige um produto em gel ou oil free.
Lábios: opte por batons ou filtros em bastão.
Cabelos: cremes com FPS, bonés e chapéus com tecido especial anti-ultravioleta.
Dica: use todos os recursos disponíveis para se proteger do sol e aproveite o verão tranquilamente.

Comentários