Revista Acontece Sul

IMPLANTES

Por Mauro Chies em Beleza & Saúde - quinta, 11 de fevereiro de 2016

Intra-oculares e grau

Os últimos anos têm sido “efervescentes” na oftalmologia cirúrgica. Presenciamos o surgimento de novas tecnologias e o aprimoramento de produtos e técnicas já muito avançadas e revolucionárias.
Há dez anos não seria plausível pensar em cirurgias com o Laser Femtosegundo ou o implante de Lentes Intra-oculares Multifocais para a correção de grau.
A realidade hoje é bastante animadora para o paciente jovem que tem graus como miopia, astigmatismo e mesmo hipermetropia. Esse sempre foi o público-alvo das grandes corporações que detêm as tecnologias e os meios para produzir equipamentos para cirurgia oftalmológica como a Zeiss, gigante alemã fabricante do revolucionário Laser VisuMax que tenho o privilégio de “pilotar”.
A grande novidade reside no fato de que, pela primeira vez em décadas, uma pequena revolução está em curso para o benefício daqueles pacientes que necessitam correção para perto e tem mais de quarenta anos.
A presbiopia - popularmente conhecida como vistas curtas - afeta todas as pessoas com mais de quarenta anos, independente da presença de grau para a distância e compromete principalmente a leitura. Todos conhecem os óculos de leitura.
Nenhuma técnica cirúrgica até alguns poucos anos atrás conseguiu livrar eficientemente e definitivamente esses pacientes dos óculos para leitura. Bem, isso não é mais verdade.
O avanço na técnica e nos equipamentos de cirurgia de catarata - extração do cristalino - aliados ao uso dos implantes de lentes intra-oculares de última geração permitem corrigir o grau para todas as distância em um único procedimento.
Implanto lentes intra-oculares há quase 20 anos e fui um dos pioneiros na cirurgia de catarata com ultra-som (facoemulsificação) na região. Presenciei o avanço dos equipamentos e das lentes. Utilizo costumeiramente lentes intra-oculares multifocais e  recentemente tive a satisfação de executar o primeiro implante de Lentes Intra-Oculares Tri-Focais do estado (AT LISA TRi - Zeiss) com excelente resultado. Os resultados são realmente impressionantes, permitindo aos pacientes boa visão para distância, intermediária e próxima. 
Com a correta orientação, planejamento rigoroso e individualizado, aliados à experiência na técnica cirúrgica de facoemulsificação pode-se esperar excelentes resultados, definitivamente.

Contatos pelos fones: (54) 3028.9696 ou (54) 9122.0002

Comentários