Revista Acontece Sul

Cirurgia de Catarata por Microincisão (MICS)

Por Mauro Chies em Beleza & Saúde - sexta, 08 de abril de 2016

Acatarata é uma condição ocular muito mais frequente do que se imagina e, ao contrario do que também se pode imaginar inicialmente, não é exclusividade de faixas etárias maiores. A opacificação do cristalino (uma lente natural que possuímos no interior dos olhos) leva à diminuição da qualidade da visão e, mais adiante, diminui enormemente a qualidade de vida de quem a possui.
Não há tratamento clínico para a catarata sabidamente eficaz. Inúmeras pesquisas iniciaram e foram concluídas ou estão em andamento, sem que tenha-se chegado a um tratamento medicamentoso para ela. Dessa forma, o tratamento é necessariamente cirúrgico.
A cirurgia de catarata já foi executada utilizando-se diversas técnicas ao longo das décadas e somente após o final da segunda grande guerra iniciou-se o implante de lentes intra-oculares no ato cirúrgico e na década de oitenta o ultrassom possibilitou menores incisões e  começou a substituir a cirurgia extra-capsular.
Atualmente a melhor e menos agressiva técnica para cirurgia de catarata é a chamada MICS (Micro Incision Cataract Surgery). É considerada o “state-of-the-art” na correção do problema em todo o mundo, aliando uma incisão menor que 2mm, a dissolução intraocular da catarata com ultrassom (facoemulsificação) e o implante de lentes intraoculares premium (inclusive multifocais). 
Toda a cirurgia é executada ambulatorialmente, em poucos minutos, por um cirurgião habilidoso e experiente, através de incisão autoselante (não requer pontos), com anestesia local. Isso permite a diminuição significativa do desconforto e de possíveis complicações no pós operatório e o retorno do paciente às suas atividades em poucos dias.
Décadas de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias, habilidades e produtos, foram necessários para se chegar a este procedimento. Mais rapidez, mais segurança e maior previsibilidade de resultados traduzem-se em pacientes mais satisfeitos e felizes por muito mais tempo.
Felizmente essa é a nossa realidade e o nosso cotidiano.

 

Dr. Mauro Chies -   (54) 3028.9696 ou (54) 9122.0002

 

Comentários