Revista Acontece Sul

Kia Motors Mostra o Híbrido Plug-in Kia Ray

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Carros & Cia - segunda, 15 de maro de 2010

Revelado no Salão do Automóvel de Chicago 2010, o conceito Kia Ray Híbrido Plug-in demonstra que a Kia Motors está avançando no programa global de pesquisa de combustíveis alternativos e conjuntos moto-propulsores, e na sua sub-marca chamada ‘EcoDynamics’, com intuito de desenvolver tecnologias inovadoras de redução de consumo de combustíveis e de emissões. Recentemente, a marca ‘EcoDynamics’ deu um grande passo a frente com a introdução do Kia Mohave Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), seguido do Cerato LPI Híbrido, do Kia cee’d híbrido a gasolina e do Kia Sorento Híbrido twin-turbo diesel.
O Ray representa um sedã compacto futurista de quatro lugares baseado na plataforma do Kia Cerato e demonstra uma perspectiva de veículo híbrido plug-in da Kia. Projetado com pouco peso e materiais reciclados, bem como com células solares hexagonais embutidas no painel de vidro do teto que lhe dá iluminação extra ou sistema de controle climático, o Kia Ray é o quinto veículo do Centro de Design Kia da América (KDCA) em Irvine, Califórnia.
Design exterior inspirado em aeronaves
O ‘EcoDynamics’ é a filosofia de design aplicada para fazer o conceito Kia Ray funcional e de aparência marcante. Um mono-volume de perfil mais baixo e uma silhueta forte e arredondada dão ao conceito Kia Ray propriedades aerodinâmicas melhores do que em veículos híbridos de perfil mais alto. Uma tela indicadora da carga da bateria na cor branca azulada é montada na parte frontal, promovendo o conceito futurista de design do Kia Ray.
Promovendo a inovação ‘EcoDynamics’, o sistema avançado do conceito Ray é equipado com sistema moto-propulsor com gerenciamento alternativo para economia de energia e um indicador para mudança de marchas ‘up/down’ para incentivar uma condução econômica.
 

Comentários