Revista Acontece Sul

Picape Saveiro Espírito de Aventura

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Carros & Cia - segunda, 15 de maro de 2010

A picape compacta Saveiro, da Volkswagen, tem mais uma opção.
É a Saveiro Cross. O novo modelo soma-se às versões Saveiro e Saveiro Trooper. Ela se caracteriza por aliar o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns neste segmento.
Seguindo as mesmas diretrizes adotadas nos utilitários esportivos da marca produzidos na Europa, os designers da Volkswagen do Brasil se preocuparam em ir além de criar um carro voltado especificamente ao lazer, inclusive fora de ambientes urbanos.
O caráter aventureiro é marcado, na dianteira, pelos parachoques exclusivos, com grandes faróis auxiliares de dupla função incorporados – uma característica inaugurada no final do ano passado com o Novo CrossFox - e as aberturas de ventilação com formato agressivo e grade tipo colméia.
Nas laterais, as caixas de rodas têm as linhas acentuadas por molduras pretas exclusivas para esta versão, unidas por um friso que percorre todo o comprimento do veículo, ressaltando também as rodas de liga e os pneus “All Terrain”. Um santantônio exclusivo de alumínio, com acabamento em preto fosco, criado especialmente para esta versão, se prolonga do teto até a borda da caçamba, unindo funcionalidade ao efeito estético. A Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida.
A Saveiro Cross utiliza o motor EA-111 VHT 1.6 Total Flex e a transmissão MQ200 manual, com cinco marchas. Aliada a suspensão RCS (Robust Cargo Suspension) esta combinação assegura um excelente nível de desempenho e dirigibilidade, capacidade de carga e alta confiabilidade. O motor dispõe de 101 cv (74 kW) quando alimentado com gasolina e 104 cv (76 kW) utilizando etanol e tem como característica mais marcante o excelente torque de 151 Nm com gasolina e 153 Nm com álcool.
O modelo é oferecido em sete opções de cores, duas delas metálicas e uma especial para o lançamento, o laranja Atacama.
Comportamento e
vocação aventureira
Uma característica da Saveiro Cross, comum a toda a linha Saveiro, é o reduzido balanço dianteiro que, conjugado à grande distância entre eixos, proporciona melhor distribuição de peso e permite transpor obstáculos com maior desenvoltura. Da mesma forma, o balanço traseiro também contribui para a agilidade da pick-up e sua estabilidade. A utilização de pneus “All Terrain” para uso misto – Scorpion 205/60R15” – fazem com que o veículo tenha melhor aderência em pisos de terra e proporcionam maior controle na areia e na lama.
 

Comentários