Revista Acontece Sul

Porsche Lança o 911 GT3 R Hybrid

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Carros & Cia - segunda, 15 de maro de 2010

Exatamente 110 anos após Ferdinand Porsche ter desenvolvido o primeiro carro híbrido do mundo, o Lohner Porsche Semper Vivus, a Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, sediada em Stuttgart, leva este conceito visionário de propulsão híbrida para a categoria GT. O Porsche 911 GT3 R com propulsão híbrida foi lançado no Salão de Genebra.
A inovadora tecnologia do 911 GT3 R Hybrid foi desenvolvida especialmente para carros de corrida, com sua configuração e componentes se destacando significativamente dos sistemas híbridos convencionais. O eixo dianteiro é equipado com dois motores elétricos com 60 KW de potência cada um. Eles complementam o motor de 480 cv de 4 litros com seis cilindros opostos, localizado na traseira do 911 GT3 R Hybrid. Outro ponto significativo é que, em vez de usar as baterias normais de um carro híbrido de rua, um gerador elétrico acoplado ao volante do motor fornece energia aos motores elétricos.
O próprio gerador do volante do motor é um motor elétrico, cujo rotor gira a velocidades de até 40.000 rpm, armazenando energia mecânica como energia de rotação. O gerador é carregado sempre que o motorista aciona os freios, com os dois motores elétricos distribuindo esta potência no eixo dianteiro. Dessa forma, sempre que o motorista desejar acelerar o carro, como no caso de ultrapassagens, ele pode utilizar a energia adicional do gerador elétrico, que fornece até 120 kW de potência aos dois motores elétricos na dianteira, gerados a partir de sua energia cinética. Esta energia adicional estará à disposição do condutor do 911 GT3 R Hybrid depois de cada processo de carga, durante o tempo aproximado de 6 a 8 segundos. Com esse sistema, a energia que antes era convertida em calor e, portanto, desperdiçada todas as vezes em que os freios eram acionados, agora é convertida em mais potência para a direção.
Depois de seu lançamento em Genebra, o 911 GT3 R Hybrid será testado em corridas de longa distância em Nürburgring. O destaque deste programa de provas será a 24 horas de Nürburgring, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio.
 

Comentários