Revista Acontece Sul

Das Pistas para as Ruas: Lancer Evolution X

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Carros & Cia - segunda, 10 de maio de 2010

Chega ao País a nova versão de um dos veículos mais desejados do mundo: o Mitsubishi Lancer Evolution. Sinônimo de vitória no WRC (World Rally Championship), onde sagrou-se tetracampeão, o Lancer Evolution migrou para as ruas e se tornou um verdadeiro objeto de desejo, ao unir tecnologia e alta performance com sofisticação e conforto. Em sua mais recente geração, chegará a partir de julho nas concessionárias Mitsubishi.
Design Arrojado
À primeira vista o Lancer Evolution X impressiona com seu design moderno onde se destaca a grade do pára-choque dianteiro em forma de trapézio, que de maneira imponente se estende por toda a parte frontal do veículo. O conjunto ótico complementa o design e a segurança deste esportivo. Os faróis bi-xenon possuem lavador e controle automático de altura, além de contar com faróis de neblina e sistema AFS (active front system), que oferece maior visibilidade em curvas.
O design esportivo se torna completo com a presença do aerofólio traseiro, especialmente construído para melhor aproveitar o down force, no qual o veículo ganha mais aderência à medida que se acelera somado ao detalhe conferido pelas ponteiras duplas dos escapamentos em inox.
Desempenho, tecnologia
Extremamente esportivo, o Lancer Evolution X traz a tecnologia alinhada ao novo motor MIVEC DOHC 2.0 L turbo, 16 válvulas com intercooler, que garante uma potência de 295 CV (148 CV/litro - a maior potência específica do mercado) e 37,3 kgf.m de torque. Em alumínio, o motor apresenta-se com menor peso e passa a ser alojado em uma região mais baixa do veículo com relação às versões anteriores, diminuindo o centro de gravidade do conjunto. Além disso, as tomada de ar sobre o capô propiciam maior refrigeração e melhoram o rendimento do motor.
A eficiência da tecnologia power train incorporada ao Lancer Evolution X é otimizada por uma transmissão automatizada de 6 marchas seqüenciais super sports mode, que oferece a esportividade de um cambio manual com o conforto de um cambio automático. As trocas de marchas podem ser acionadas através do paddle shifters que se encontram no volante.
 

Comentários