Revista Acontece Sul

Citroën Hypnos o Carro do Amanhã

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Carros & Cia - sexta, 04 de junho de 2010

Dotado de uma tecnologia híbrida específica, o carro-conceito Hypnos ilustra a integração dos aspectos ambientais pela Citroën, destacando que, quando a marca se preocupa com a ecologia, sempre o faz associado ao prazer de dirigir.
Aplicável industrialmente, a arquitetura da corrente de tração híbrida diesel proposta neste carro-conceito se destaca pela implantação de um motor elétrico no eixo traseiro. Esta configuração, particularmente simples e inovadora, declara-se perfeitamente adaptada ao caráter do Hypnos: ela otimiza seu comportamento dinâmico e sua motricidade, assegurando consumos e emissões controladas (4,5 l/100km e 120g CO2/km).
Finalmente, a Citroën materializa os benefícios da tecnologia híbrida que acompanha seu afã tecnológico de um carro-conceito em proporções superlativas e de estilo audacioso.
Um carro-conceito
excepcionalmente encantador
Por sua silhueta elegante e sua carroceria alta, perfeitamente estável sobre suas rodas de 22 polegadas, o Hypnos claramente foi desenvolvido para oferecer sensações de condução inéditas.A bordo, os passageiros conhecerão uma experiência sensorial forte e relevante, de pura magia. Híbrido por sua tecnologia, o Hypnos também é conceitualmente um automóvel, já que propõe uma silhueta que casa o dinamismo e a elegância de um sedã aos volumes de um crossover.
As portas com abertura antagônica do Hypnos facilitam o acesso e revelam, tal como uma caixa para um objeto precioso, o espaço interno do veículo.
A inteligência do carro-conceito Hypnos é combinar:
* um motor térmico diesel 2 litros HDi FAP, acoplado a uma caixa de câmbio manual pilotada de 6 marchas, que gera uma potência de 200cv (147kW) e um torque de 420Nm;
* um motor elétrico implantado no eixo traseiro que desenvolve uma potência de 50 cv e um torque de 200Nm.
Graças à hibridação diesel, o Hypnos contribui com o respeito ao meio ambiente. Isso pode ser principalmente notado em uso urbano com o modo ZEV (Zero Emission Vehicule), que permite acessar um modo todo elétrico “estendido” (aproximadamente 3km de autonomia a 50km/h), sempre em grande silêncio.
 

Comentários