Revista Acontece Sul

Fiat Mio, Feito pelo Consumidor

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Carros & Cia - sexta, 04 de junho de 2010

Um veículo compacto, urbano, com convergência de mídias e infotainment, fácil de estacionar e com zero emissão. Estas foram as solicitações dos mais de 1,5 milhão de internautas que já visitaram o www.fiatmio.cc, portal onde os consumidores ajudam a Fiat a construir o Fiat Mio, veículo de inovação aberta que inspira o Fiat Concept Car III, o FCC III, novo carro conceito da fabricante, que será apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
O Design do veículo foi desenvolvido por uma equipe dedicada de 10 profissionais que interagiram com os internautas e tiveram seu trabalho final aprovado. As tecnologias que serão apresentadas também foram desenvolvidas a partir de conversas no portal do projeto. A linha de design escolhida foi a Precision, que no exterior se caracteriza por um design clean, minimalista e funcional, onde a grande área envidraçada se destaca. O dinamismo da linha de cintura auxilia, visualmente, a alongar o compacto FCCIII. No frontal, uns dos destaques são as laterais que avançam na região inferior sobre a “cúpula” do pára-brisa que em conjunto com os faróis, criam uma imagem de força. Internamente, o design proporciona uma nova experiência de uso, inspirada em um lounge, um ambiente arquitetônico e não o comum e esperado em um automóvel de passeio. Interfaces e gadgets de informação e entretenimento estarão ergonomicamente acessíveis e em outra escala.
Inspirado na proposta que, em um futuro não muito distante, os carros se comunicarão com vias inteligentes, os bancos foram inspirados em sofás e o volante ganha outras formas e outras funções, passando a ter a função de uma central de comandos, mais próximo ao que os futuros usuários estão acostumados com os jogos de vídeo game atuais.
As dimensões do veículo já estão definidas: 1560mm de largura, 1530mm de altura e comprimento de 2500mm.
 

Comentários