Revista Acontece Sul

Aeroclube de Caxias do Sul

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Cidade - segunda, 10 de maio de 2010

Fundado em 19 de fevereiro de 1941, o aeroclube de Caxias do Sul serviu de berço para a Campanha Nacional de Aviação, que tinha por objetivo desenvolver escolas de pilotos. Eleita a 1º Diretoria, ficou assim constituída:
Presidente: Júlio M. Sassi; Vices: Nestor Rizzo e Almir Rojas; Secretários: Ítalo Balen e Ely Mascia; Tesoureiros: Oscar Martini e Turido Michielon
Em seis meses já estava pronto o hangar, de 20 x 15 metros. Em 24.08.1941 chega o PA 11 Cruiser C-75, prefixo PP-TDA, 1ª aeronave do Aeroclube e 1ª da Campanha Nacional da Aviação (idealizada por Assis Chateaubriand Bandeira de Mello). Na cerimônia inicial o 1º patrocinador das doações, Othon Lynch Bezerra de Mello, industrial pernambucano, batizou-a de “Duque de Caxias” e Chateaubriand destinou para Caxias do Sul, conforme telegrama enviado a Julio M. Sassi. Tanto na inauguração da pista, em 02.03.941, quanto na chegada da 1ª aeronave caxiense , foi intenso o movimento no aeroporto, com a presença do 3º Regimento de Aviação (que, na entrega, comboiou o PP-TDA de Porto Alegre a Caxias), da Varig Aero Esporte, de aeronaves de Rio Grande e do Aeroclube de Santa Maria.
As doações subsequentes foram:
Taylorcraft PP-TOX, Piper J-3 PP-TRA (que está presente há 69 anos no Aeroclube), Aeronca PP-RBM e o CAP-4 PP-RGD. A milésima doação da Campanha também foi aqui recebida, um CAP-4 PP-HJZ, batizado “Vitória”. Em 18.09.1959, mediante acordo em contrato com a Prefeitura local e a AABB, o Aeroclube transfere sua sede para novas instalações junto ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (nome oficial da pista de Caxias do Sul), onde está até hoje.
Nestes 69 anos de atividades, o Aeroclube contou com o entusiasmo dos fundadores e seguidores e, também, a amizade e colaboração de Joaquim Pedro Salgado Filho, Otto Ernest Meyer, Rubem Berta, dos Brigadeiros Homero Souto de Oliveira, Crisantho, Hecksher e Lampert, entre outros.
 
Formando Pilotos com Qualidade
O Aeroclube local está voltado principalmente para a formação de pilotos, oferecendo cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial, bem como de instrutor de voo. Para o atendimento desses cursos, conta atualmente com sete aeronaves, sendo dois Aeroboeros, um Cesna 152, um Cesna 172, um Piper J3, um Neiva P556C1 e um Cap4. Possui um moderno simulador de voo por instrumentos homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que coloca o aluno muito próximo a uma situação real porque apresenta um retorno imediato da manobra que está sendo executada, sendo imprescindível para o treinamento de voos em condições não visuais.
As instalações físicas do aeroclube estão aptas a receber alunos de qualquer procedência, já que possui alojamentos femininos e masculinos totalmente equipados para acomodar com conforto e segurança candidatos de qualquer parte do estado e país. Salas de aula totalmente equipadas e com recursos audiovisuais proporcionam condições de aprendizado que fazem com que o Aeroclube de Caxias do Sul seja um dos que mais forma pilotos em todo o Estado. Na parte de instrução de vôo, conta atualmente com seis instrutores totalmente capacitados e aptos a voar qualquer das aeronaves do clube e, dessa maneira, proporcionar aos alunos condições totais de segurança no aprendizado da carreira de piloto. Como apoio a instrução tem uma sala de navegação equipada com todos os requisitos necessários para a elaboração de planos de vôo e salas de briefing, onde é feita a preparação para missão a ser executada, entre aluno e instrutor.
Os alunos também dispõem de uma biblioteca que abriga vasta literatura sobre os mais variados temas da aviação, bem como vídeos e sistemas digitais de informação para complemento dos estudos. Para o lazer, está disponível sala de festas e jogos. Uma bem equipada cozinha complementa as instalações facilitadas aos estudantes e frequentadores do local.
Preocupado com a preservação da memória histórica da aviação caxiense, o Aeroclube possui um museu fotográfico com mais de 200 fotos em seu acervo, que retratam a trajetória da aviação civil em Caxias do Sul.
Após 69 anos, o aeroclube ainda tem a grata presença de alguns iniciadores como: Júlio M. Sassi, Doviglio Gianella, Ely Mascia, Nicolau Sartori, Girólamo Magnabosco e Orlando Plentz. É a trajetória da formação de mais de um milhar de pilotos que, além do tradicional PP, colocou muitos pilotos profissionais na aviação executiva e comercial.
Diretoria Atual
Presidente:
Antonio Carlos Correa
Vice-presidente:
Roberto Calliari Graziottin
Tesoureiro:
Leandro Pinheiro Kelsh
Secretário:
Giovani De Carli
Integram ainda os seguintes diretores:
Felipe Dalcin (Instrução); Daniel Guadagnin (Material); Gustavo Graziottin (Técnico); Rogério Sperafico (Segurança) e Marcelo Dallalba (Social).
O Aeroclube atende pelo fone (54) 3213 2611.
 

Comentários