Revista Acontece Sul

Marcopolo Conquista Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Cidade - tera, 06 de setembro de 2011

Empresa é reconhecida por promover diversas iniciativas de preservação do meio ambiente
A Marcopolo, uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, conquistou o importante Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, instituído pela revista Ecologia & Meio Ambiente RS. A empresa foi distinguida pelas iniciativas que promovem a preservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
A empresa investe em novas tecnologias para minimizar os impactos ambientais decorrentes de sua atividade e no treinamento de seus colaboradores para conscientização e extensão das boas práticas ambientais também na comunidade. A Marcopolo foi pioneira na região a instalar uma Unidade de Processamento de Resíduos (UPR) própria. Licenciada pelo órgão ambiental, tem como finalidade agregar valor aos materiais descartados, identificar possibilidades de reuso, promover a comercialização adequada dos materiais recicláveis e o acondicionamento final em células de aterro para os resíduos não recicláveis.
A conscientização em relação à preservação do meio ambiente se destaca como uma das principais ações para a consolidação do desenvolvimento sustentável da Marcopolo. A empresa possui as mais importantes certificações, como ISO 14.001, OHSAS 18001 e SA 8000, entre outras.
Programas voltados às questões ambientais fazem parte da política de gestão da Marcopolo. O programa Reciclagem com Reuso, desde a sua adoção, em outubro de 2001, possibilita a reciclagem anual de mais de 250 toneladas de resíduos de papel com tinta, preservando cerca de sete mil árvores. O projeto, distinguido com os prêmios Expressão de Ecologia 2002 e Top de Ecologia ADVB 2002, permite reciclar todo o resíduo de papel com tinta gerado nos processos de isolamento para pintura das carrocerias.
O Gerenciamento Continuado de Resíduos Sólidos é outro programa da Marcopolo voltado para o meio ambiente. Desde 1999, permite reduzir em até quatro vezes o passivo ambiental, além de recuperar um terço dos materiais que anteriormente eram descartados. A empresa trata os efluentes gerados no processo produtivo, com eficiência garantida por laboratório próprio, cadastrado no órgão ambiental. Também é realizado o monitoramento anual de emissões atmosféricas, completando assim o ciclo do Sistema de Gestão Ambiental.
Em sua segunda edição, o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler tem como objetivo divulgar as iniciativas das principais empresas gaúchas, especialmente para os gestores municipais de meio ambiente. Com isso, pretende promover uma nova cultura e o engajamento individual e coletivo para a mudança de hábitos, com a difusão de ações sócio-ambientais e de Produção e Consumo Sustentável (PCS).
 

Comentários