Revista Acontece Sul

A Câmara de cara nova

em Cidade - quinta, 07 de fevereiro de 2013

A partir deste ano, Casa Legislativa passa a atuar com 23 vereadores
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul começa 2013 de cara nova, literalmente. Os 23 vereadores da 16ª Legislatura (2013-2016) empossados em sessão solene realizada no dia 1º de janeiro inauguram uma nova fase da Casa Legislativa caxiense. A alteração mais significativa diz respeito ao aumento de 17 para 23 parlamentares, matéria essa que foi aprovada conforme prevê a legislação para municípios com mais de 440 mil habitantes, mas que não deixou de estabelecer certa polêmica na cidade. Enquanto para alguns essa mudança significa mais gastos com o dinheiro público, para outros representa um grupo mais plural e representativo a trabalhar pelo povo.
É do povo de onde vem Edson da Rosa (PMDB), primeiro vereador negro a assumir a presidência da Câmara de Caxias, eleito para o cargo por unanimidade entre os colegas. É com orgulho que Edson recorda do tempo em que vendia picolé e pastel nas ruas para colaborar com o orçamento da família de origem humilde. Agora, se vê diante de outro grande desafio, que é o de presidir a Casa. “Quero estar voltado diretamente para os interesses da população”, resume o vereador.
Um dos primeiros desafios de Edson não é exatamente conciliar interesses pessoais e partidários dos colegas, e sim uma ação que pode trazer benefícios à população. O objetivo é ampliar o sinal da TV Câmara para a TV aberta (hoje é restrita à TV paga), de forma digital. A mudança está em fase de adaptações técnicas, o que representa ampliar a estrutura de equipamentos e equipe. “Estamos trabalhando para viabilizar essa novidade o quanto antes”, adianta Edson.
 
Reformas estruturais foram concluídas
 
O aumento no número de vereadores acarretou uma significativa reforma na estrutura da Câmara, iniciada ainda em 2010. Foram construídos novos gabinetes, contratado mais pessoal e reformados alguns ambientes de convivência. Na parte externa do prédio foram abertas novas vagas de estacionamento, realizado cercamento e construído um bicicletário, além de novo ajardinamento. No interior, o prédio recebeu divisórias, móveis e computadores para acomodar os seis novos gabinetes de vereadores.
No total, a obra custou cerca de R$ 1,8 milhão.
MESA DIRETORA DE 2013
Presidente: Edson da Rosa
1º Vice-presidente: Gustavo Toigo
2º Vice-presidente: Edi Carlos
1º Secretário: Flávio Cassina
2º Secretário: Clair de Lima Girardi (Kiko)
COMPOSIÇÃO DA CÂMARA
Arlindo Bandeira (PP)
Clair de Lima Girardi (PT)
Daniel Antonio Guerra (PSDB)
Denise da Silva Pessôa (PT)
Edi Carlos Pereira de Souza (PSB)
Edson da Rosa (PMDB)
Felipe Gremelmaier (PMDB)
Flávio Guido Cassina (PTB)
Flávio Soares Dias (PTB)
Guilherme Guila Sebben (PP)
Gustavo Luis Toigo (PDT)
Henrique Silva (PC do B)
Jaison Barbosa dos Santos (PDT)
Jó Arse (PDT)
João Carlos Virgili Costa (PDT)
Mauro Pereira (PMDB)
Neri Andrade Pereira Júnior (DEM)
Pedro Incerti (PDT)
Rafael Marcorra Bueno (PC do B)
Raimundo Bampi (PSB)
Renato de Oliveira Nunes (PRB)
Rodrigo Moreira Beltrão (PT)
Zoraido da Silva (PTB)
Saiba mais sobre a Câmara de Caxias - www.camaracaxias.rs.gov.br
 
 
 

Comentários