Revista Acontece Sul

Colégio São Carlos

Por Crônica Turismo - Uili Bergamin em Cidade - segunda, 10 de maro de 2014


Uma das instituições de ensino mais clássicas e bem-conceituadas de Caxias do Sul, o Colégio São Carlos, hoje com 78 anos de história, é mantido pelas Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, que chegaram ao município em 1934 com uma Comunidade de Irmãs estudantes. Vieram com o intuito de habilitar professoras para o exercício do magistério e também para a catequese paroquial. Menos de dois anos depois, em 15 de fevereiro de 1936, em um pequeno prédio na Rua Feijó Júnior, 778, as atividades educacionais tiveram início, como Colégio Elementar São Carlos. Na época funcionavam o Jardim de Infância e o Curso Primário, sob a direção da Irmã Maria Jacomina Veronese, atendendo 160 alunos.

Em 1945 a instituição subiu de categoria, passando a denominar-se Ginásio São Carlos e focando exclusivamente o público feminino. No dia 20 de outubro de 1946, a Escola inaugura o tão sonhado Ginásio, com Missa Campal celebrada por Dom José Barea e a presença de diversas autoridades.

Neste período o Colégio ofereceu vários cursos a outras entidades, como Datilografia Remington, Curso Superior de Comércio e Curso Propedêutico Comercial. No ano de 1962 passou a chamar-se Colégio São Carlos e já contava, além do Jardim, do Primário e do Ginásio, com os cursos de Colegial Científico, Técnico em Contabilidade e Curso Normal.

Entretanto, foi somente na década de 70 que o São Carlos passou a atender ao público masculino, oferecendo os cursos de Auxiliar de Escritório e Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas, adaptando-se a Reforma de Ensino realizada naquele perío­do, que priorizava os cursos profissionalizantes em nível de 2º grau.

O Colégio, particular, é hoje referência em termos de ensino, não apenas em nossa cidade, mas em toda a Serra Gaúcha, já que atende alunos de diversos municípios e até de outros estados. Atualmente está situado na Rua Sinimbu, 2553, no Bairro São Pelegrino.

Valores Cristãos

O Colégio São Carlos é uma comunidade educativa cristã, formada por religiosas, professores, pais, alunos e pessoal técnico-administrativo-pedagógico, que tem por missão "promover uma educação evangelizadora de excelência, comprometida com a cidadania universal, capaz de construir conhecimentos e responder criativamente aos desafios do mundo". Valores como esperança, compaixão, justiça, humildade, diálogo, honestidade, tolerância e disciplina são trabalhados desde a mais tenra idade.

O São Carlos de agora

Dirigido pela Ir. Sueli Nardin em duas ocasiões, a primeira entre 1996 e 2003 e a segunda de 2008 até o presente momento, o São Carlos atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com a opção de Turno Integral para alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Tem uma variada gama de atividades extraclasse: Futsal, Basquete, Vôlei, Ginástica Artística e Rítmica, Ballet, Jazz, Teatro, Violão, Coral, Recreação e a tradicional Banda Escocesa.

Pouco mais de 75 anos após sua fundação o Colégio se renova, implantando a partir de 2012 o Sistema de Ensino COC, referência na área educacional desde 1994 e atualmente adquirido por uma das maiores editoras do mundo, a britânica Pearson. O Sistema COC possibilita maior interação entre o aluno e o conteúdo desenvolvido em sala de aula, utilizando a tecnologia digital (CDs, lousas duplas digitais touch screen, Portal Educacional e aulas em 3D). E tudo isso sem perder de vista a proposta pedagógica, com ênfase ao desenvolvimento das capacidades cognitiva, afetiva, ética, espiritual, estética e física, entre outras. A metodologia adotada relaciona a produção do conhecimento, a teoria e a prática, levando em consideração a autodescoberta, o saber adquirido e a produção de novos saberes. Interdisciplinaridade é uma das palavras-chave nesse processo.

O Colégio conta ainda com a Associação de Pais e Mestres, a Associação dos Ex-alunos, o Clube de Mães, o Grêmio Estudantil e o Grupo de Jovens, que ajudam a promover diversas ações solidárias durante o ano todo, além de uma Feira do Livro interna, mais diversificada do que a de muitos municípios menores.

Em termos de estrutura física, conta com salas confortáveis equipadas com ar condicionado, amplos espaços como Biblioteca, Sala de Audiovisual, Capela, Ginásio de Esportes, Áreas Cobertas e de Recreação, Parque Infantil, Sede Campestre, Salas Especializadas para Educação Artística, Psicomotricidade e Videoteca, além de diversos Laboratórios e o Teatro, moderno e bem equipado. Em 2014 atenderá aproximadamente 1100 alunos, com um quadro de 70 professores e 50 funcionários.

Como nos avisa a tocha inserida no logotipo do Colégio, eis aqui um lugar de iluminação e de preparo para uma vida plena e livre, procurando aliar o que há de melhor em termos de tecnologia, sem deixar de lado sua história e seus valores basilares.

 

Comentários