Revista Acontece Sul

Caxias Navegar

em Cidade - sexta, 17 de abril de 2015


CAXIAS NAVEGAR PROMOVE INTEGRAÇÃO E ESTIMULA DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), realiza o Projeto Caxias Navegar. Dentro da proposta, desde de 2013 os profissionais que acompanham os alunos executam práticas das modalidades náuticas de vela, remo e canoagem, para pessoas com deficiência física e intelectual, semanalmente.

 

Cláudio Roberto Delazzari, 56 anos, perdeu a perna esquerda há cinco anos, por problemas de saúde, e é um dos integrantes do Projeto. Completando já dois anos no Navegar, ele conta que as atividades realizadas estimulam o desenvolvimento e também contribuem para elevar a autoestima. Segundo ele, os professores são muito pacientes, e estar em um local com pessoas com as mesmas dificuldades ou semelhantes, faz com que todos os participantes se sintam à vontade. “O Projeto é fundamental para mim e para todo deficiente, porque estimula o desenvolvimento do corpo, melhora a saúde e a autoestima”, relata.

 

O Programa Caxias Navegar tem como proposta oferecer aos alunos da rede pública de ensino, ONG's, bem como de associações, a oportunidade de vivenciar a prática de modalidades náuticas de vela, remo e canoagem, de forma orientada e gratuita, estimulando assim uma policultura esportiva e a inclusão social.

 

Neste ano, divididos entre os turnos da manhã e tarde, 450 jovens vão participar das aulas do Caxias Navegar. Recentemente foi criada a Associação Amigos do Navegar, entidade formada por pais e alunos integrantes do Caxias Navegar, que tem como objetivo reunir e congregar a comunidade em geral, motivando a sequência e ampliação do Programa, em seus diversos desafios.

 

Comentários