Revista Acontece Sul

Empreendimento Fisa

Por Sem colunista em Cidade - sexta, 18 de novembro de 2016

Fisa traz a Caxias e região centro médico de alto padrão e com localização privilegiada na Júlio de Castilhos, em Lourdes

 

Caxias do Sul verá surgir a partir do primeiro semestre do ano que vem o melhor e mais bem localizado centro de referência médica da Serra Gaúcha. O Fisa Center Med não trata-se unicamente de um prédio especialmente construído para serviços da área médica, mas de um novo conceito de atendimento e de bem-estar que médicos, pacientes e usuários de Caxias e região merecem. Estrategicamente localizado na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Humberto de Campos, o prédio será erguido no terreno da antiga concessionária Brasdiesel, cuja fachada original será mantida de acordo com seu valor histórico.  É lá que profissionais de várias áreas da saúde, pacientes e familiares vão usufruir de segurança, privacidade e conforto em um prédio que atende integralmente à resolução RDC50, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula o planejamento, a elaboração e a avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. 
Centros de referência médica de alto padrão são uma realidade nos grandes centros urbanos, e uma cidade com quase 500 mil habitantes como Caxias merecia um empreendimento dessa grandeza. “Não entregamos apenas prédios, mas apresentamos soluções que marquem a história de um local, de uma comunidade”, comenta Everton De Boni Santos, presidente da Fisa Incorporadora. Ele conta que a ideia de oferecer à cidade e à região um empreendimento de alto padrão para a área médica surgiu há cerca de um ano e meio, quando um player parceiro da Fisa concluiu empreendimento semelhante em Porto Alegre. “Percebemos que a Serra Gaúcha merecia um centro de referência médica devido à qualidade de seus médicos e de seu corpo clínico. A partir de então, começamos a envolver toda nossa equipe nesse projeto inovador, porque a Fisa não assina um produto que não tenha um bom embasamento técnico, inovação e qualidade” ressalta Everton.
O Fisa Center Med vai concentrar consultórios, clínicas, offices, além de um Mall projetado para receber serviços direcionados à saúde, como diagnóstico por imagem, laboratório de análises clínicas, farmácia, Hospital Dia, entre outros. “Tivemos a preocupação de projetar um produto dos médicos para os médicos. Contratamos uma pesquisa qualitativa junto a médicos da cidade, que nos passaram suas necessidades, as quais nós transpomos ao empreendimento. Com isso, chegamos ao melhor produto, na melhor localização, com a assinatura do padrão Fisa Incorporadora”, observa André Fam Beiler, diretor executivo da incorporadora.
“Já fizemos um número muito expressivo de empreendimentos de alto padrão. Vale ressaltar que entregamos mais de mil salas em Caxias na última década. O Fisa Center Med, no entanto, é o nosso primeiro empreendimento voltado exclusivamente à área médica, no qual vamos executar todo nosso know how e pioneirismo. Não tenho dúvida de que será o melhor e mais bem localizado centro médico da Serra”, destaca Everton. “Nosso centro de referência médica vai criar soluções e emoções, será parte integrante da vida dos usuários”.
O projeto do Fisa Center Med é idealizado pela Ideia 1 Arquitetura, com consultoria do escritório de Arquitetura Queiroz & Queiroz Arquitetos Associados, especializado em arquitetura hospitalar. Nesse sentido, a incorporadora buscou os melhores profissionais para projetar e direcionar o que há de mais moderno e seguro neste segmento. “O Fisa Center Med faz parte de um projeto de expansão da Fisa em diferentes frentes de mercado. Será um super empreendimento com a mesma qualidade e padrão Fisa, porém adequado às normas específicas que o segmento médico exige”, complementa André.

 

Localização estratégica na Avenida Júlio atende a demandas da área médica

A localização do Fisa Center Med é estratégica, baseada em uma pesquisa técnica realizada com médicos e com demais profissionais da saúde. O prédio será erguido em um ponto com acesso facilitado aos hospitais de Caxias, e no entorno de alguns dos melhores bairros residenciais da cidade. Por estar muito próximo da BR-116, também facilita o acesso de pacientes que vêm de cidades vizinhas. A obra será construída no antigo complexo da empresa Brasdiesel, e o projeto vai preservar a fachada original, de 1959, considerada um marco arquitetônico na cidade. Esta é uma das constantes preocupações da Fisa, a de preservar e revitalizar o patrimônio histórico da cidade. “A história de 22 anos da Fisa sempre esteve linkada a produtos inovadores e modernos, e sempre mantivemos permanente cuidado e respeito com a história da cidade e sua arquitetura”, acrescenta Everton. 
A pesquisa qualitativa encomendada pela Fisa a um instituto especializado também apontou outras demandas dos especialistas da área médica, entre elas a necessidade de facilitar a obtenção do alvará de localização junto aos órgãos competentes da Saúde. Diante disso, o Fisa Center Med, por atender à RDC50, garante fluidez nesse processo. 
A infraestrutura também oferece comodidade e conforto no cotidiano dos médicos, tudo por um ótimo custo-benefício condominial, outro item muito destacado na pesquisa. Entre os diferenciais é o estacionamento para proprietários e visitantes, com sistema de ocupação rotativa e vagas privativas e exclusivas para os médicos. Esse sistema é resultado de uma consultoria contratada pela Fisa ao grupo paulista Estapar, líder na América Latina em sistemas, serviços e equipamentos para estacionamentos. Nesse sentido, a Fisa preocupou-se em buscar essa consultoria especializada para dimensionar as vagas de forma ideal, oferecendo assim conforto aos médicos e aos pacientes.
O Fisa Center Med também vai dispor de auditório e lounge gourmet integrado, terraço com vista para a cidade e auditório para 90 pessoas, exclusivo para os médicos e suas equipes. 

 

Alfa laboratório e vero dellaudo são âncoras confirmados no center med

Alfa Laboratório e o Centro Regional de Diagnósticos por Imagem Vero Dellaudo, dois serviços de referência em Caxias e região da Serra, serão âncoras do empreendimento. “O Center Med está localizado no centro da cidade, tem fácil acesso para toda população e proximidade com hospitais centrais e vias de acesso a outros centros hospitalares. Nossa região está carente de um empreendimento exclusivo para a área médica. Nós acreditamos que o Center Med tem todos os elementos para ser um empreendimento de grande sucesso aqui na nossa cidade, na nossa região. Para o Alfa Laboratório é motivo de orgulho pertencer a este projeto.”, enumera Gustavo Weirich, diretor do Alfa Laboratório.
Para o diretor do Vero Dellaudo, doutor Leandro Dellamea, o Fisa Center Med sinaliza o futuro da medicina em Caxias do Sul e região, principalmente no que se refere à satisfação do paciente, que poderá consultar e, na sequência, já realizar exames solicitados, tudo no mesmo local. “Em outros grandes centros urbanos isso já é realidade, um prédio com foco direcionado para a medicina. Trata-se de um conceito mundial o que a Fisa vai oferecer a Caxias”, destaca Dr. Leandro.

 

Consultoria especializada assegura padrão e atende a normas técnicas

É imprescindível que um empreendimento do porte e do padrão do Fisa Center Med tenha o acompanhamento e o aval de especialistas de diferentes segmentos da construção civil, tamanha a responsabilidade que a área médica exige. O empreendimento tem condições de oferecer soluções comerciais normais ao lado de serviços de saúde. Por isso ele já nasce com proposta diferenciada desde o estudo preliminar, obedecendo a todas normas técnicas exigidas pela Anvisa. Acesso facilitado ao paciente, acesso exclusivo aos médicos e ao corpo clínico, acesso aos setores de serviço. Todos esses detalhes foram estudados. “Tudo é pensado em nome da segurança, do conforto e da privacidade”, ressalta o arquiteto especializado em saúde Jeferson Queiroz.
Ele explica que um prédio “comum” não suporta atividades de saúde que ultrapassem a fronteira de um consultório clássico. Atualmente, o profissional quer ter ou se associar a serviços que possuam equipamentos que deem suporte a seus diagnósticos e ou ainda sirvam de tratamento terapêutico. “É comum pequenos grupos se reunirem e instalarem hemodinâmica, Raio X, ressonância, citando casos mais extremos e que não precisam necessariamente estar em um hospital. Porém, tais equipamentos necessitam de reforço na estrutura (um equipamento de ressonância pode chegar até 12 toneladas), ou ainda a movimentação destes equipamentos dentro do espaço e as instalações especiais que cada um necessita para funcionar”, explica o profissional. “Nosso trabalho foi avaliar e dar condições técnicas ao empreendimento para que fossem atendidas a todas exigências da Anvisa. Dessa forma, o projeto foi trabalhado para receber clínicas de endoscopia, laboratórios de análises clínicas e patológicas, serviço de diagnóstico por imagens (Raio X, tomografia, mamografia, ultrassonografia), serviços de hemodiálise, quimioterapia, etc. Para tudo, atendemos integralmente à RDC 50, além de outras normas de saúde que dessem condições técnicas para instalações dos serviços já citados”, conclui Jeferson. 

 

Alguns diferenciais do Fisa Center Med
- Prédio projetado de acordo com a norma RDC50, da Anvisa, atendendo às exigências de acessibilidade universal;
- Opções de consultórios de 30m² a 418m²; clínicas de 180m² a 418m²; e offices de 28m² a 545m²;
- Corredores e elevadores com dimensões especiais, que atendem às normas técnicas para as circulações condominiais que auxiliam no fluxo de macas e cadeirantes;
- Estacionamento privativo para médicos e rotativo para visitantes;
- Áreas de lazer com 300m², exclusiva para a área médica, com auditório para 90 pessoas, lounge gourmet integrado e terraço com vista para a cidade;
- Mall projetado para receber serviços direcionados à saúde no térreo e mezanino, com áreas de diagnóstico de imagem, laboratório de análises clínicas e Hospital Dia;
- Infraestrutura condominial que garante comodidade e conforto no dia a dia do médico e do paciente, proporcionando facilidades e bem-estar para ambos;
- Sanitários (fem/masc) em todos os andares para uso exclusivo dos pacientes, atendendo às exigências da norma RDC50, da Anvisa;
- Área destinada a descarte de lixo hospitalar (resíduos químicos e biológicos) em todos os andares, com central de recolhimento de resíduos que possibilita a gestão unificada do lixo hospitalar;
- Vaga exclusiva para ambulância no térreo;

Diferenciais para as áreas privativas
- Espera hidráulica para ponto de lavatório extra nos consultórios; 
- Portas de acesso aos consultórios com folha dupla de 1,30m de largura, para passagem de maca; 
- Espera de sistema convencional de ar condicionado; 
- Lavabos das unidades privativas entregues equipados;
- Todos os itens listados permitem a locação para clínicas e consultórios que atuem com procedimentos invasivos;
- Salas entregues com piso em porcelanato e forro de gesso;

 

 

Comentários