Revista Acontece Sul

Cidade - DESTAQUE TECNOLÓGICO NO CONGRESSO SAE BRASIL 2016

em Cidade - sexta, 16 de dezembro de 2016

Apoltrona Antisleep desenvolvida pela Marcopolo para aplicação em veículos comerciais foi eleita um dos destaques do 25º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2016, realizado em outubro, em São Paulo. Participantes do evento e o Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL selecionaram, entre 34 expositores, três inovações tecnológicas apresentadas, premiando Marcopolo, Bosch e Mercedes-Benz.
“Este é um feito inédito para a Marcopolo e o prêmio Destaque Tecnológico representa o reconhecimento ao investimento e estratégia da empresa focados na inovação e no desenvolvimento de produtos mais seguros”, enfatiza Petras Amaral Santos, gerente de design e inovação da Marcopolo.
Desenvolvida em parceria com o CEMSA – Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes e a Woodbridge, a inédita poltrona Antissono, chamada Antisleep Seat, tem como objetivo prolongar o estado de alerta e atuar durante as fases de sonolência e fadiga do motorista de veículos pesados (ônibus e caminhões) e, assim, reduzir o alto índice de acidentes causados no transporte de pessoas e de carga. A poltrona é equipada com dispositivos de distração mecânica e fisiológica que atuam para prolongar o estado de alerta nesses profissionais nos momentos e horários críticos.
As empresas desenvolveram em conjunto a patente de um sistema de monitoramento de fadiga para motoristas, por intermédio de estímulos provocados pela poltrona. Estudos apontam que os principais motivos e causas da sonolência ao volante são fadiga física e mental, Privação / restrição de sono, muitas horas acordado (mais de 16 horas), situações de monotonia, e homeostasia corpórea por resfriamento da temperatura central associados aos fatores acima, entre outros.
Para prolongar o estado de alerta do motorista, bem como a velocidade de reação, as empresas desenvolveram uma poltrona com distratores que atuam para evitar a fadiga, por intermédio de áudio, vibração eletromecânica, refrigeração e aquecimento, além de provocar o estresse térmico, reduzindo assim a sonolência e promovendo o estado de alerta.
A Antisleep Seat possui um módulo integrado, responsável por receber diversos e diferentes dados coletados sobre o estado de fadiga do motorista, bem como tempo de viagem e horário. A partir destes dados, algoritmo desenvolvido pelo CEMSA, baseado em estudos sobre o ciclo cicardiano - período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite - e nos horários críticos de propensão ao sono, define a sequência de distratores (o que distrai ou serve para distrair) mais adequada àquela viagem, atuando de forma customizada e de maneira preventiva.

 

Sistema previne a fadiga
Ao contrário de muitos sistemas encontrados no mercado que atuam de forma reativa, onde segundo o CEMSA, dependendo do nível de fadiga, os alertas são tardios para evitar o sono, a Antisleep Seat atua para prevenir a fadiga, através de dados específicos do motorista e da jornada que vai se iniciar, diminuindo assim o risco de acidente. 
Os inúmeros testes realizados em simuladores com diferentes condições de fadiga e estímulos, comprovaram a eficácia do Sistema, considerando a mudança no estado de alerta dos motoristas, bem como a redução do tempo de reação (reflexos) para evitar o acidente. 
Segundo Petras Amaral, a Antisleep Seat pode ser tratada como um sistema anti-fadiga e não simplesmente uma poltrona. No futuro, as empresas já preveem a integração desta com dados do padrão de sono dos motoristas, bem como da gestão de frota dos operadores em tempo real.
Os testes finais e apresentação da poltrona a clientes e operadores estão previstos para ocorrer entre o final deste ano e início de 2017.

 

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