Revista Acontece Sul

Comunicação Integrada de Marketing

Por Marketing - Maria Gorete Gedoz em Diversos - segunda, 04 de junho de 2012

Através da comunicação integrada de marketing as empresas tem a possibilidade de informar, persuadir e lembrar (direta e indiretamente) os clientes, sobre os seus produtos.
O marketing  exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. As empresas precisam também se comunicar com as partes interessadas atuais e potenciais e com o público em geral. Para a maioria das empresas, o problema não é comunicar, e sim o que dizer, para quem dizer e com que frequência dizer. Mas as comunicações se tornam cada vez mais difíceis à medida que um número crescente de concorrentes oferecem a mesma coisa para o mesmo público-alvo.
A comunicação de marketing colabora de diversas formas com os consumidores. Eles podem conhecer ou ver como e porque um produto é usado, por qual tipo de pessoa, quando e onde; podem receber informações sobre quem o fabrica e o que a empresa e a marca representam, e, ainda, podem receber um incentivo ou recompensa pela experimentação ou uso. A comunicação de marketing permite às empresas conectar suas marcas à outras pessoas, lugares, eventos, marcas, experiências, sensações e objetos. Posicionando a marca na memória de seu público de interesse e ainda criando uma imagem dessa marca, que pode ser positiva ou negativa.
Conforme Kotler(2006) as empresas em geral deveriam seguir algumas etapas no  processo de comunicação, , essas etapas seriam:  identificação do público-alvo, determinação de objetivos de comunicação, elaboração da comunicação, seleção de canais de comunicação, estabelecimento do orçamento, decisão sobre o mix de comunicação e avaliação, mensuração dos resultados da comunicação e gerenciamento da comunicação integrada de marketing.
No caso do gerenciamento da comunicação integrada de marketing, consiste no uso do mix de comunicação de marketing para alcançar os resultados esperados, não somente de uma ferramenta. Ele quer dizer que a empresa não deve fazer uso em sua publicidade somente de propaganda em jornal por exemplo; deve variar o uso das ferramentas em diversos veículos de comunicação, dependendo sempre do tipo de produto que está sendo comercializado.

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