Revista Acontece Sul

COMRADES MARATHON

Por Opinião - Marcelo F. Rodrigues em Diversos - quinta, 02 de maio de 2013

87km, South África
Novamente este ano Caxias terá representantes na prova considerada a Rainha das Maratonas, a Comrades Marathon, prova quase centenária realizada na África do Sul, com participantes do mundo inteiro, cerca de 15.000 atletas percorrerão os 87km de Durban a Pietermaritzburg, num trajeto onde a altimetria sai de 0 chegando aos 600 metros, o que torna a prova ainda mais difícil.
Os atletas André De Martini e Daniel Vist, que vem se preparando já há 6 meses, percorrendo distâncias que vão de 30 a 70km, chegando a fazer mais de 100km de treinos semanais, irão encarar o desafio deste, que é considerado o maior evento esportivo da África, com transmissão simultânea pela TV.
De Martini vai pela segunda vez. Ano passado fez a prova e terminou entre os 20% melhores brasileiros colocados (dos mais de 150 corredores do país), terminando tranquilamente, abaixo de 10 horas - para ser mais exato 9 horas e 38 minutos. Desta vez ele terá a oportunidade de realizar o “back to back”, que consiste em fazer a prova em dois anos consecutivos, num ano subida, no outro descida. Estes corredores “back to back”, são considerados na prova os que certamente concluirão o trajeto, pois é a oportunidade única da conquista das três medalhas com que estes são reconhecidos ao fim da sua conquista.
André, médico ortopedista, que já participou de diversas maratonas no Brasil e mundo afora, e que tem uma jornada diária de mais de 14 horas de trabalho, diz que “esta prova é muito diferente, ela traz consigo toda uma história, e que ajudou até mesmo a vencer a luta do Apartheid na África”. Diz também que: “poder fazer parte deste evento é um privilégio que justifica as horas e quilômetros percorridos, e que muda a maneira de encarar a própria vida, suas dificuldades e contratempos”.
Já Daniel, triatleta que participou da elite do Triatlon Nacional e com participações em provas internacionais, como o disputadíssimo Ironman do Hawai, diz que “esta prova será uma oportunidade entre o prazer de fazer uma atividade que me trouxe muitas alegrias, sem a preocupação competitiva, e superar os desafios de uma maneira diferente, num país com uma cultura admirável, além de correr junto com o amigo e pupilo que serviu de exemplo e motivação que o levarão até lá.”
A prova será no dia 2 de Junho e, com certeza, Caxias entra para a história da competição, através dos seus representantes, que transformaram seu sonho em realidade. Boa sorte a eles!

Comentários