Revista Acontece Sul

Oslo

em Diversos - segunda, 11 de novembro de 2013


A mais antiga capital Escandinava, Oslo, capital da Noruega desde 1.030, está cada vez mais charmosa. Nesta minha visita após duas decadas, me encantei com o Akerbrygge, a região mais animada da cidade, com instalações portuárias revitalizadas em restaurantes, bares, discotecas e lojas – com uma agradavel "promenade" junto a marina de Oslo com seus barcos e o castelo ao fundo. Na ponta da waterfront tem um parque e o museu de arte moderna Astrup Fearnley, projeto do renomado arquiteto Renzo Piano, com uma mini-praia e envolto em prédios de alto padrão com deck flutuantes junto ao fjord de Oslo. Maravilhoso.

Também junto a água a Ópera de Oslo, um projeto do Studio Snohetta que ganhou o premio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia, constitui uma perfeita ligação da cidade com o Fjord de Oslo.

Outro local imperdível é o parque de esculturas de Gustav Vigelan, que simbolizam as diferentes emoções que o ciclo da vida nos proporciona. Foram 40 anos de trabalho que o escultor norueguês deixou para a humanidade, inclusive o grande monólito com seus 121 corpos entrelaçados.

Outro artista noruegues é o pintor Edvard Munch (1863 – 1944) com obras que deixavam transparecer a fragilidade e a transitoriedade. O GRITO, considerada a sua obra máxima e uma das mais importantes da história do expressionismo, retrata a angustia e o desespero, e foi inspirado nas decepções do artista e perdas na infância. A cidade comemora em 2013 os 150 anos de nascimento do pintor com exibições especiais Museu de Oslo e Museu Munch. Imperdiveis!

Outros pontos de interesse da "capital viking", situada ao fundo do fiorde Oslo são a Prefeitura, o castelo Akershus, o Palácio Real e o Parlamento.

Não deixe de conhecer também os museus marítimos, situados na ilha Bygdöy, com visita aos famosos barcos vikings, dos quais se destaca o barco da Rainha Viking Asa, o museu Framhaus, com o barco polar Fram, construído para o capitão Nansen em sua epopeia ao Polo Norte. Finalmente, visita ao Museu Kon-Tiki com suas balsas construídas à base de hastes de papiro por Thor Heyerdahl.

Por tudo isso, a capital Norueguesa é uma parada obrigatória em um circuito pelo norte da Europa.

 

Mais informações com Beto Conte, diretor no Rio Grande do Sul do STB (www.stbrs.com), pelo e-mail betoconte@stb.com.br ou pelo telefone (54) 3028.1818.

 

 

 

Comentários