Revista Acontece Sul

Recomeçar com alegria e entusiasmo Esperanças de uma nova vida

em Diversos - segunda, 10 de fevereiro de 2014


Quando chega o início do ano, ficamos mais propensos a refletir. É natural projetar as conquistas que almejamos e pensar nos desafios que virão, nas mais diversas áreas da vida. Fevereiro é mês de veraneio para alguns e de trabalho para outros. Há os que viajam e os que aproveitam para compartilhar alegrias, aqui mesmo, e ficar mais perto da família e dos amigos. Sem esquecer-se daqueles que se empenham em reforçar o sentimento solidário e buscam revigorar as forças para continuar fazendo o bem ao longo de todo o ano. 

Nesse período, até a cidade se modifica. Passadas as celebrações de Natal e Ano Novo, as ruas se aquietam, o trânsito diminui e a vida desacelera. Sobra tempo para organizar, traçar metas, avaliar e dar uma nova chance a si mesmo. Cada um, com seu jeito e da sua maneira, busca ser melhor em relação ao ano que se passou. Sem cobranças exacerbadas, apenas com o sentimento de avançar e evoluir em busca da felicidade. E como é importante essa reflexão, independente da fase da vida em que se está. 

As crianças, com toda a sua simplicidade, aproveitam a folga da escola para brincar até tarde, afinal, o horário de verão permite mais sol em nossos dias. Os jovens ganham tempo nos estudos, quem sabe, visando passar no vestibular ou concluir mais depressa a graduação. Os adultos trabalham com mais tranquilidade e tolerância, ou descansam para voltar às suas atividades com toda a disposição. E os idosos, com muita sabedoria, renovam suas forças e a vontade de viver.

 Aos poucos, tudo recomeça, mas de um jeito novo, com entusiasmo. O que vale é aproveitar este período da melhor forma possível. Com humildade, cabeça erguida, foco e alegria, a nossa caminhada se torna mais leve. Por isso é tão importante ter presente os sentimentos de amor, fraternidade e solidariedade, além da certeza de que precisamos do outro. Nas palavras de Clarice Lispector: “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”.

Às famílias caxienses, de nascimento e de coração, o nosso desejo de que este ano que se inicia seja repleto de alegria e entusiasmo. Que  nunca faltem oportunidades para fazer bem ao próximo e também a si mesmo.  Como nos ensinou Santa Agostinho “mesmo que já se tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer” e “enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer”.

 

Comentários