Revista Acontece Sul

ODONTOLOGIA

em Diversos - quinta, 07 de agosto de 2014


Uso de creme dental com flúor na infância

Escolher a pasta de dente ideal para as crianças ainda é uma dúvida para muitos pais e profissionais da saúde. Porém, a Associação Brasileira de Odontologia, o Ministério da Saúde, e órgãos de classe, como Associação Brasileira de Odontopediatria e a Sociedade Brasileira de Odontopediatria, baseados em pesquisas internacionais, orientam que o uso de creme dental convencional com flúor, a partir da erupção dos primeiros molares decíduos (em torno de 14 meses), torna-se uma recomendação correta e atualizada no país.

Com base na melhor evidência científica disponível sobre estratégias para o controle da cárie dentária, recomenda-se que um creme dental fluoretado (de no mínimo 1000 ppm de flúor) seja utilizado duas vezes ao dia como coadjuvante da limpeza dos dentes de  todas as crianças. Enquanto a criança não tiver condições de se autocuidar, o uso do dentifrício fluoretado é de responsabilidade dos pais ou cuidadores, garantindo, assim, maior segurança quanto à fluorose dentária. 

Também se indica que seja usada uma pequena quantidade (0,1g) correspondente ao tamanho de um grão de arroz cru de dentifrício fluoretado para a limpeza dos dentes de crianças que não sabem cuspir, e nos que sabem, a quantidade correspondente a um grão de ervilha (0,3g).

 Assim sendo, a recomendação de usar a pasta de dente sem flúor (ou com baixa concentração) para crianças de 0-3 anos de idade, ficou desatualizada e sem respaldo científico. Por isso, recomendar o uso do creme dental com flúor apenas pelo critério de idade equivale a privar as crianças do seu benefício.

Portanto, dentifrício com baixa concentração de flúor, além de não evitar fluorose, não tem o efeito anticárie equivalente ao de concentração convencional (1000-1100 ppmF).

 


Dra. Gabriela Michelon - CRO 14580

Especialista em Odontopediatria - PUCRS

Especialista em Ortodontia - UPF

Endereço: Moreira César, 2569, sala 1001 - Centro

Fone: (54) 3224.1679


 

Comentários