Revista Acontece Sul

MARKETING

Por Marketing - Maria Gorete Gedoz em Diversos - sexta, 06 de fevereiro de 2015


 Imagem e a identidade

 

Antes de falar sobre a importância da imagem e da identidade de uma empresa é necessário entender o que é imagem e o que é identidade. Imagem é como a empresa é percebida pelo mercado e qual o espaço que ela ocupa dentro dos mercados que opera. Dentro desse mercado também faz parte o público interno, ou seja, os funcionários da empresa. Há quem afirme que os funcionários são o público mais importante da marca. Importante porque podem ser os mais destacados embaixadores da marca da empresa por consumirem seus produtos e serviços e influenciarem outros consumidores. Em função disso, se faz necessário monitorar sempre o que o público interno está pensando e realizar um esforço consciente para evitar a criação de hostilidade de determinado grupo. Em relação ao público externo, o acompanhamento deve ser feito regularmente através de pesquisa de marketing.

Quanto a identidade, consiste nos atributos que definem a empresa, sua visão, seus valores, seus princípios, que ações concretas tem realizado em relação ao meio ambiente, tem se mostrado uma empresa sem preconceitos quanto aos processos migratórios,  faz questão de contratar mão de obra migrante, sua equipe, seus produtos e serviços. A empresa deve manter sempre a mesma identidade não importa a sua área de abrangência. Ela deve ser reconhecida também pelas suas cores e linha de comunicação. 

Argenti (2014) diz que embora a identidade represente a realidade de uma empresa e a imagem seja  seu reflexo para os seus públicos, a reputação é a soma das diferentes visões que seus vários públicos têm da empresa. Empresas com reputações sólidas e positivas podem atrair e reter os maiores talentos, consumidores mais habituais e parceiros de negócios que contribuam positivamente para o seu crescimento  e maior resultado financeiro. 

Comentários