Revista Acontece Sul

COACHING

em Diversos - quarta, 01 de julho de 2015


O coaching vem se tornando gradativamente mais conhecido no Brasil, uma vez que sua prática já está amplamente consolidada no âmbito internacional. Nos últimos anos este termo tem se mostrado bastante presente dentro das organizações, referindo-se principalmente à metodologia escolhida para o desenvolvimento dos colaboradores e gestores. Além disso, o coaching é utilizado e procurado também de forma individual tornando-se uma das profissões que mais crescem no Brasil. 

Apesar do grande modismo que ronda esse processo, muitos jornais e revistas bem conceituados, assim como famosos, estão expondo como o coaching realmente realiza aquilo que propõe. Alguns exemplos de pessoas famosas que contaram com um coach durante sua carreira: Michael Jordan, André Agassi, Tiger Woods, Bernardinho, Hugh Jackman, Bill Clinton, Oprah Winfrey.

O Coach é um profissional com formação específica responsável por guiar, treinar, desenvolver, estimular e principalmente questionar seu coachee (cliente). O processo de coaching visa impulsionar talentos, criar competências e estimular potencialidades. 

Segundo Timothy Gallwey, famoso coach, “Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas”. Esta parceria busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida. 

As sessões de coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee. O processo como um todo costuma durar entre 10 e 15 sessões.

 

Comentários