Revista Acontece Sul

Mulheres realizam ação de incentivo ao aleitamento materno

em Diversos - tera, 05 de abril de 2016

O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA), iniciativa da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, apoiou uma ação realizada no Ninho das Águias na tarde de 30 de março. Mais de dez mamães participaram de uma sessão fotográfica no atrativo turístico. A ação teve como objetivo ressaltar a importância do aleitamento materno aos pequeninos. A fotógrafa Sabrina Schuster fez os clicks das mamães alimentando seus filhos. A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, acompanhou o evento promovido pela mamãe Carla Corrêa, que organizou o grupo para a sessão fotográfica.

“Estes momentos são de muita emoção. Ver todas essas mulheres preocupadas com o aleitamento e com a saúde dos seus filhos me deixa muito orgulhosa do trabalho que realizamos. O GAAMA é formado por uma equipe de profissionais e mamães que cuidam para que esses momentos na vida dos pequenos sejam especiais e de muita saúde”, declarou a secretária Crislei.

A mamãe Carla Corrêa organizou a sessão de fotos e intitulou a ação como “Amor em Forma Líquida”. As mães que frequentam o GAAMA foram convidadas a participar da sessão. A inspiração surgiu de imagens retiradas da internet. “Acredito que através da união destas mães é possível atingirmos aquelas que estejam em dúvida quanto a sua capacidade de amamentar”, disse ela. Todas vestidas de branco, amamentando as crianças, posaram para as lentes de Sabrina Schuster no atrativo turístico. Os pequenos e as mamães se divertiram durante a sessão descontraída.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que as crianças sejam amamentadas, exclusivamente com o leite materno, até o sexto mês de vida, ou seja, não há necessidade de oferecer água, sucos ou chás nestes primeiros meses. O leite materno é o primeiro alimento natural para os bebês, fornecendo toda a energia e nutrientes de que a criança precisa nos primeiros meses de vida, e continua a fornecer mais metade das necessidades nutricionais durante a segunda metade do primeiro ano de vida, e um terço das necessidades nutricionais durante o segundo ano de vida. O aleitamento materno exclusivo até o sexto mês reduz tanto a mortalidade infantil, quanto as doenças comuns da infância, como diarreia ou pneumonia, e ajuda em uma recuperação rápida das doenças.

O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno de Nova Petrópolis é formado por uma equipe multiprofissional, composta por médica, nutricionistas, dentistas, psicóloga, fonoaudiólogas e têm o objetivo proteger, promover e fortalecer a amamentação no Município. Os encontros do GAAMA ocorrem a partir das 13h, na Secretaria de Saúde, sempre na terceira sexta-feira de cada mês. O GAAMA orienta as mulheres que estão com dificuldades na amamentação que solicitem apoio à Equipe de Saúde da Família (ESF) da sua Unidade Básica de Saúde (UBS).  

 

                                                                                            Foto - Sabrina Schuster

Comentários