Revista Acontece Sul

Projeto de arquitetos caxienses é premiado em concurso nacional

Por Sem colunista em Diversos - quarta, 06 de abril de 2016

Matias Revello Vazquez, do escritório Vazquez Arquitetos, está entre os profissionais que conquistaram Menção Honrosa no concurso para Centro de Ensino Infantil, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal

Concursos públicos de arquitetura, promovidos tanto por órgãos estatais quanto por organizações privadas, têm se consagrado nos últimos anos, contribuindo para a qualidade estética e funcional urbana por meio da elaboração de projetos com requisitos pré-estabelecidos e julgados por um júri técnico renomado. Integrando esse seleto grupo, a capacidade técnica e artística de arquitetos caxienses vem sendo reconhecida. Uma equipe de profissionais liderada pela arquiteta Taísa Festugato e pelo arquiteto Matias Vazquez, que conquista sua quinta premiação em concursos de arquitetura, acaba de receber Menção Honrosa no concurso de Centro de Ensino Infantil (CEI), promovido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF).

Com mais de 200 projetos inscritos de todo o país, o da equipe caxiense ganhou destaque "pela simplicidade construtiva, escala adequada ao público, bom entendimento do programa e sua relação com o entorno", segundo a ata dos trabalhos da comissão julgadora. O concurso visava a construção de uma escola infantil em um terreno com área de 3.842 m² e possibilidade de construção de 2,45 mil m² no Distrito Federal, além de simular a implantação em outro lote com as adaptações necessárias.

As propostas foram avaliadas por uma comissão julgadora e precisavam seguir critérios de valorização da acessibilidade e dos espaços públicos, soluções de conforto térmico e eficiência energética, viabilidade técnico-construtiva, economia e eficiência na manutenção, aspectos plásticos e estéticos, dentro outros. A equipe caxiense que assina o projeto contou com a participação dos arquitetos Greice Portal e Rodrigo Salvati, responsáveis por conduzir as diretrizes de sustentabilidade, e do acadêmico de arquitetura da UCS Juliano Mezzomo.

O arquiteto Matias Vazquez, da terceira geração do Vazquez Arquitetos, explica que os concursos de arquitetura ajudam a introduzir conceitos e ideias inovadoras aos espaços urbanos e edificáveis, estimulando o exercício crítico e fomentando a qualificação de prédios e espaços utilizados pela população, criando novos parâmetros e reflexos sociais. Esse tipo de iniciativa também preza a transparência e a democracia na escolha de projetos a serem construídos com dinheiro público e privado, incentivando a criatividade e a funcionalidade dos projetos. 

A participação em concursos nacionais e internacionais é uma prática do Vazquez Arquitetos, que ao longo de sua história já venceu e figurou entre os finalistas de diversos prêmios técnicos de arquitetura e design, elevando o conceito da arquitetura produzida em Caxias do Sul.

---------------------------------------------

Sobre o escritório Vazquez Arquitetos

Com a arquitetura alicerçada na história familiar e já na terceira geração de arquitetos, o escritório Vazquez Arquitetos assina projetos para diversas cidades no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Panamá, Uruguai e Venezuela. Tendo preocupação do diálogo com o patrimônio, vê o exercício da profissão de uma forma ampla, onde há convergência entre as escalas, indo do design ao urbanismo.

O escritório trabalha com arquitetura de interiores, efêmera, comercial (pdv), habitação, industrial, institucional e em escala urbana com praças e parques. Desenvolve design para a Saccaro desde 1984 e para a Todeschini desde 2001. Em seu portfólio há trabalhos para empresas como Brinox, Coza, D´Italia, Akeo, Obispa, Universum, Tremarim, sendo que a relação com algumas também se estendeu aos pontos de venda (pdv), que são a materialização do conceito da marca e de seu produto junto ao consumidor final. Nessa área já desenvolveu mais de 200 lojas em todo o país e no exterior.

Conta com diversas premiações em concursos, entre elas: 1º lugar para a Sede da Cia Carris Porto Alegrense | 1º lugar para a Sede da OAB Caxias do Sul | Menção Honrosa para o Centro de Ensino Infantil no Distrito Federal | Menção Honrosa para a Sede do Campo Olímpico de Golfe RJ | Menção Honrosa para o Museu da Imagem e do Som Rio, Lapa | Menção Honrosa no Concurso Latino-Americano e Europeu de Ideias para um Ambiente Educacional Sustentável | Prêmios de Design como Movelsul, Abimóvel, Brasil Faz Design, Design & Natureza.

Site www.vazquezarquitetos.com.br

Comentários