Revista Acontece Sul

Canadá, o segundo maior pais do mundo

Por Sem colunista em Diversos - quarta, 13 de julho de 2016

O Canadá  é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, superado apenas pela Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo. O Canadá é o segundo maior país do mundo, com 9.970.610 km2. A capital, Ottawa, fica na província de Ontário. O país é composto por dez províncias e três territórios.

 

Variadas Etnias
O Canadá é um país vasto, formado por dezenas de etnias, nativas e imigrantes, que surpreendem por sua diversidade. Sérvios, ucranianos, poloneses, portugueses, franceses e chineses são só alguns grupos que dão uma cor toda especial ao país junto às primeiras nações. Parte dessa multiplicidade é vista em festivais culturais ao longo do ano. Na província de Quebec, as principais celebrações são o Carnaval d’Hiver (Quebec City, em fevereiro), o luminoso e colorido Montreal en Lumière (fevereiro), a Fête Nationale (24 de junho), o International Jazz Festival (Montreal, julho, um dos melhores do mundo) e o Festival d’été International (Quebec, julho, a maior festa francófona da América do Norte). Não se esqueça que aqui também fica a sede do Cirque du Soleil. Já em Ontario, Canadian National Exhibition (Toronto, agosto e setembro, muitos shows, exposições e espetáculos) e o Tulip Festival (Ottawa, maio) são as principais atrações. Na parte central do país, Calgary sedia um dos maiores rodeios de cowboys do mundo, o Stampede (em julho), um evento imperdível.
Ao norte do país, uma corrida de trenó de cães é a grande atração no Yukon Quest Sled Dog Race, entre Whitehorse e Fairbanks (fevereiro), enquanto que o animado Caribou Carnival, em Yellowknife (em março) traz atividades prosaicas como arremesso de arpão, mais corridas de cães, pesca no gelo e muito mais.

Esporte
No entanto, o que une mesmo todo o país é a temporada de hóquei no gelo da NHL. Sete equipes canadenses participam do torneio, junto com os vizinhos norte-americanos: Vancouver Canucks, Edmonton Oilers, Calgary Flames, Winnipeg Jets, Ottawa Senators, Toronto Maple Leafs e Montreal Canadiens. O calendário de jogos vai de outubro a junho, época das finais.

Fusos Horários
O Canadá possui seis fusos horários. Entre o fuso mais a leste, Terra Nova e Labrador e o fuso mais a oeste, Pacífico, há uma diferença de cinco horas.

Clima
Este imenso país apresenta grandes variações climáticas e possui as quatro estações bem definidas, especialmente na região ao longo da fronteira com os Estados Unidos - região mais populosa do Canadá, que se estende por 5.500 km.
No verão, a temperatura durante o dia pode ultrapassar os 35º C, enquanto no inverno não é raro chegar a -25º C. Na primavera e no outono as temperaturas são mais amenas.

Beleza natural
As Cataratas do Niágara são um agrupamento de grandes cataratas localizadas no rio Niágara, no leste da América do Norte, entre os lagos Erie e Ontário, na fronteira entre o estado norte-americano de Nova Iorque e da província canadense de Ontário. As Cataratas do Niágara são compostas por três grupos distintos de cataratas: as Cataratas Canadenses, as Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil (Véu da Noiva). Embora não seja excepcionalmente alta, as Cataratas do Niágara são muito largas, sendo facilmente a mais volumosa queda d’ água localizada na América do Norte. Quando o volume de água é alto, cerca de 168 mil m³ de água cai das quedas a cada minuto, enquanto que a média é de 168 000 m³.
As Cataratas do Niágara são famosas por sua beleza, bem como são uma fonte valiosa de energia hidrelétrica e um desafiante projeto de preservação ambiental. Tendo sido um destino turístico muito popular no continente por mais de um século, as cataratas do Niágara são divididas pelas cidades vizinhas de Niagara Falls, Ontario, e de Niagara Falls, Nova Iorque.

 

Comentários