Revista Acontece Sul

o Gaúcho na pesquisa de Véra Stedile Zattera

em Diversos - sexta, 12 de agosto de 2016

Aparte inicial da obra da professora e pesquisadora Véra Stedile Zattera, contempla o estudo da indumentária gauchesca de 1720 até a atualidade. O livro Gaúcho – Indumentária & Prataria, de 240 páginas, mostra trechos também em inglês e espanhol. Ele é resultado de duas grandes investigações paralelas que vêm sendo aprofundadas desde 1988. A obra será oficialmente lançada na Feira do Livro deste ano, oportunidade em que a autora recebe a primeira Homenagem de Honra.
Entre muitos documentos importantes, os dados levantados recentemente em livros raros encontrados em coleções privadas e datados das duas primeiras décadas dos anos 1900, foram fundamentais para a nova amostragem. Riquíssimo em imagens, o livro prioriza a beleza das vestes gaúchas e os desenhos das peças executadas pela Metalúrgica Abramo Eberle e que ganharam a preferência dos cavaleiros civis e militares do Brasil no início do século XX.
“Cada capítulo tem seu fundamento, suas imagens, sua beleza e função, mas talvez o grande destaque seja a valorização dos desenhos, não utópicos, das peças da Eberle datados de 1928”, garante a autora. Atualmente Véra coleciona um vasto currículo de edições de livros, documentários, exposições, trabalhos e obras nas áreas da cultura, tornando-se referência nacional e internacional.

 

Comentários