Revista Acontece Sul

ESPAÇOS DA ARTE EM CAXIAS

Por Arte - Silvana Boone em Diversos - quinta, 20 de outubro de 2016

Ao longo dos últimos dois anos, a coluna ARTE buscou oferecer algumas reflexões sobre artistas, obras, conceitos, exposições, enfim, tudo o que possa ampliar o olhar do leitor sobre a arte. Entender a arte como um processo criativo que se transforma, por vezes, em resultados estéticos significativos é fundamental para um pensamento reflexivo e crítico sobre a produção artística.
Para conhecer a arte é preciso ter contato com ela. E esse contato acontece de várias formas, mas é nas exposições que se pode perceber a obra, analisar de perto evidências do processo do artista e investigar ao vivo, o resultado posto à mostra. Os apreciadores e estudiosos da arte buscam conhecer sempre mais sobre a arte, mas o público em geral, nem sempre sabe como chegar até um espaço expositivo.
Dessa forma, a coluna ARTE de outubro apresenta à comunidade os espaços expositivos de Caxias do Sul para aqueles que não os conhecem e reforça a visitação sistemática àqueles que já são frequentadores dos mesmos. Caxias é uma cidade com grande potencial criativo. Desde a sua constituição, na segunda metade do século XIX, os antepassados locais manifestaram a capacidade de criar e produzir tudo o que seria necessário para o seu sustento e para uma boa qualidade de vida. Começando com a produção artesanal, aos poucos, no século XX, a arte foi ocupando alguns espaços e hoje, pode-se dizer que esse fazer tornou-se uma ação do pensamento, na medida em que escolas de arte foram sendo criadas e hoje existem espaços de formação educacional, do ensino fundamental ao superior, para quem quer aprender sobre arte e quem sabe, tornar-se um artista.
Assim, queremos compartilhar com os leitores, a experiência de vivenciar exposições e ampliar o seu olhar sobre a arte. Indicamos, a seguir, os espaços que a cidade  oferece, lembrando que em nenhum deles há cobrança de ingresso. Todos são muito bem vindos a conhecer a arte que aqui se apresenta. Apresentamos o nome, endereço postal e eletrônico de cada local, mas sugere-se buscar as informações sobre o que está acontecendo no momento em cada um dos espaços, pois alguns têm periodicidade mensal, outros bimensal ou mesmo outras variações. Os dias e horários de funcionamento de cada espaço também variam. Sugere-se entrar em contato através dos sites para maiores informações.
A coluna ainda ressalta que existem outros espaços alternativos ou comerciais, não necessariamente ligados à arte e que, constantemente promovem mostras de diferentes linguagens. Com o intuito de levar a arte para o público, esses espaços também tentam cumprir o papel de disseminador da arte, porém, não são aqui indicados por não serem, institucionalmente, espaços de arte. Assim, espera-se que a arte esteja na vida das pessoas e visivelmente, seja uma necessidade, mesmo que construída gradativamente. Viva a arte na nossa cidade, visite os espaços, faça da arte um item presente no seu roteiro cultural!

 

Especial Acontece em Arte: Espaços Expositivos

 

Galeria Municipal de Arte
Gerd Bornheim
Da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Rua Dr. Montaury, 1333, Centro. 
www.caxias.rs.gov.br/cultura/

Galeria de Arte do Centro
de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Rua Luiz Antunes 312 - Panazzolo. 
www.caxias.rs.gov.br/cultura/

Galeria de Arte do Centro de Artes e Arquitetura 
UCS/Campus 8
Av. Frederico Segalla, 3099, Bairro Samuara (RS 122- Km 69).
https://www.ucs.br/site/programa-linguagens-da-arte/mostra-campus-8/

Galeria Arte Quadros
Rua FeijóJúnior, 975, São Pelegrino.
www.galeriaartequadros.com.br
Instituto Bruno Segalla
Situado no segundo andar do Campus 8/UCS.ibsprogramaeducativo.org

Instituto Hercules Galló
BR-116, 1579 - Galópolis.
www.herculesgallo.com.br 

Museu Municipal de Caxias do Sul
Rua Visconde de Pelotas, 586, Centro.www.caxias.rs.gov.br/cultura

 

Comentários