Revista Acontece Sul

A importância do Limite na Infância

Por Sem colunista em Diversos - sexta, 18 de novembro de 2016

Afinal, o que é impor limite?
Limite é aquilo que os filhos irão desenvolver ao longo da vida, para saber o que podem e o que não podem fazer. E quem começa todo esse trabalho laborioso são os pais. Dizer “NÃO” pro seu filho é saudável e faz parte do processo educativo, pois a criança só vai saber até onde pode ir quando tem limites claros e muito bem estabelecidos; assim, não se sentirá perdida. 
É importante que os pais encontrem o equilíbrio entre a permissividade e o autoritarismo, e isso só acontece quando se sentem seguros em relação às regras e valores que querem transmitir para seus filhos. Os limites só são considerados negativos quando colocados de forma rígida e sem a explicação prévia das razões de sua aplicação. Essa explicação e a forma com que o limite é colocado são fundamentais para que a criança entenda corretamente o que está acontecendo no momento. 
Quando os pais explicam as consequências de tal ato, o porquê do “NÃO” e fazem isso através do diálogo, os filhos entendem que aquilo é para o seu bem e, mesmo que não gostem, acabam por aceitar melhor. Uma das dicas que dou é que, no momento em que forem ajudar seus filhos, experimentem usar frases curtas e objetivas, pois, quando muito extensas, eles não compreendem. 
Outro fator importante é tentar levar a linha de conversação sempre no nível dos seus filhos, isto é, com elementos que fazem parte do seu dia a dia. Procurem ser os mais sinceros possíveis com eles, assim vocês acabam fortalecendo um vínculo saudável com a criança e, por fim, que os ensinem a restaurar os seus erros, mostrando que cada atitude tem uma consequência. Mas é preciso tomar cuidado para não vexar o comportamento indesejado da criança para não lhe causar medo.
É necessário que ela compreenda suas atitudes. O limite é fundamental no ciclo de desenvolvimento da criança, pois é o que permite que a mesma desenvolva uma noção clara de si na relação com o mundo, até onde ela pode ir. E isso só acontece quando vocês pais ensinam e mostram o caminho que consideram o mais correto.

Franciele Zanella Onzi - Neuropsicóloga

Atendimento Individual l Grupos l Crianças l Adolescentes l Adultos 

 Avaliações neuropsicológicas

Av. Rio Branco, 1516 - Sala 03B - Caxias do Sul/RS - Fone: (54) 9135.4170

 

Comentários