Revista Acontece Sul

Uma moto que dispensa o capacete E se equilibra sozinha

Por Opinião - Marcelo F. Rodrigues em Diversos - sexta, 18 de novembro de 2016

O BMW Motorrad VISION NEXT 100 representa uma experiência de condução livre da necessidade de vestir um capacete e roupas de proteção. O quadro negro, em forma de triângulo, é uma referência clara à primeira motocicleta BMW, a R32, concebida em 1923. Rolamentos e junções estão fora do alcance dos olhos, pois o quadro surge como uma estrutura única e totalmente integrada.
Visto de perfil, o BMW Motorrad VISION NEXT 100 assemelha-se a uma naked bike, graças à sua ergonomia, e ao assento de configuração roadster. A disposição inteligente das superfícies protege o piloto do vento e das intempéries climáticas de forma muito eficaz. 
Os novatos vão se beneficiar de um assistente adicional e de uma moto que nunca vai tombar.  Mesmo parado, se manterá em posição vertical, inclusive sem o piloto. Os sistemas de compensação trabalharão com a moto em movimento para garantir uma experiência de condução particularmente ágil e dinâmica. 
A troca de informações entre o piloto e a motocicleta é uma parte fundamental desta experiência de condução única e ocorre por meio da viseira. Além de providenciar proteção contra o vento, ele mostra informações relevantes em uma das quatro áreas voltadas para isso. É controlado pelo movimento dos olhos: olhando para cima ou para baixo muda o conteúdo que aparece, e olhar para frente desliga a informação, deixando que o piloto foque na experiência de dirigir. A informação só é mostrada no visor se solicitada, ou para alertá-lo caso uma ação seja necessária. 

Comentários