Revista Acontece Sul

Tecnologia

Por Tecnologia - Marcos Eduardo Hendler Gava em Diversos - sexta, 23 de fevereiro de 2018

No mundo das criptomoedas

Nesta coluna, vamos tratar um pouco sobre o universo das criptomoedas que tanto encanta e vem chamando à atenção de milhares de pessoas ao redor do globo.

Os mercados mais maduros são: o asiático, o americano e o europeu. Dá-se destaque para o mercado asiático, onde Japão, Coréia do Sul e China comandam. O Japão é o mercado mais consolidado do mundo e conta com mais de 50% dos Bitcoins disponíveis no mercado. Ele é regulamentado pelo governo e tem a população que mais investe em “cryptos”, resultado este, que segundo a empresa de finanças japonesa Nomura, o Bitcoin adicionou 0,3% ao PIB do Japão. É a primeira vez que se tem este tipo de notícia, mas mostra que uma postura pró-inovação de um governo regulamentando as criptomoedas só tende a trazer benefícios a todos.

Já no Brasil, nossos políticos tem a ordem de proibirem as criptomoedas, mas não conseguirão. Quem entende mais profundamente da tecnologia das cryptos e do funcionamento da internet sabe que somente se “cortarem” a internet do país haverá controle caso contrário as transações ocorrerão por “debaixo dos panos”, ou seja, não há mais volta a revolução financeira e comercial está acontecendo.

Um mercado interessante também é o da Coréia do Sul, lá existem muitas empresas no setor e uma que chama atenção é a Binance, uma espécie de casa de câmbio onde as pessoas compram e vendem suas moedas. Só para você ter uma ideia, atualmente ela recebe 250 mil novos cadastros diariamente.

A Coréia do Sul está em um momento de regulamentação das criptomoedas e parece que está bem encaminhado. Todos os investidores terão que fornecer dados reais para realizarem seus cadastros nas exchanges, casas de compra e venda, e as informações destes serão compartilhadas entre os que atuam no mercado financeiro como bancos, corretoras e etc. Os bancos já estão adotando as cryptos para realizarem as transações financeiras entre eles. A moeda adotada é a Ripple, XRP, moeda está que tem exatamente esta função, a realização de transações financeiras para sistemas bancários. Lembro que cada moeda tem uma função, o Bitcoin é uma moeda de reserva de valor, chamado de ouro digital. A Ripple é para transações financeiras, o Ether para contratos inteligentes e a sua rede, a Etherium é a rede mais utilizada para a criação de novas moedas, inclusive o seu fundador diz que ela irá passar o valor de mercado do Bitcoin este ano.

Comentários