Revista Acontece Sul

IBERÊ, MALAGOLI E WEINGÄRTNER em exposição

Por Arte - Silvana Boone em Diversos - sexta, 18 de maio de 2018

O que há de comum entre os três grandes artistas Iberê Camargo, Ado Malagoli e Pedro Weingärtner, além de serem nomes de referência para a arte do Rio Grande do Sul e do Brasil? Eles fazem parte do acervo particular dos colecionadores José Antonio e Hieldis Martins, que num recorte pontual, apresentam suas obras neste mês de maio, na Galeria Municipal de Arte.

            A exposição TÉCNICA E EXPRESSÃO: IBERÊ, MALAGOLI E WEINGÄRTNER, mostrapublicamente, pela primeira vez, a obra dos três grandes artistas de referência no cenário da arte brasileira. Ressalta-se a importância e generosidade dos colecionadores em tornar visível para a comunidade, o conjunto de obras que tecem, de certa forma, um panorama histórico da arte dos séculos XIX e XX.

            Iberê Camargo (Restinga Seca, 1914- Porto Alegre,1994) poderia dispensar apresentações, já que é, sem dúvida, o artista gaúcho do século XX mais conhecido nacional e internacionalmente. É um dos poucos artistas a ter uma Fundação que leva seu nome, inaugurada em 1995, originalmente em sua casa e desde 2008 com sede própria em Porto Alegre, abrigando mais de sete mil obras. Na comemoração dos 100 anos do artista, a Coluna Arte destacou: “Iberê Camargo foi autor de um conjunto de obras criadas em quase seis décadas, reverenciadas em inúmeras exposições no Brasil e em diversos países, somadas à participação nas Bienais de São Paulo, Veneza, Madri e Tóquio. Dos estudos em Porto Alegre, partiu para o Rio de Janeiro e com o Prêmio do Salão de Arte Moderna, em 1947, viajou para a Europa, se aproximando da arte do passado e estudando com os mestres e artistas Giorgio de Chirico e André Lhote, entre outros”(Acontece, março de 2015).

Ado Malagoli (Araraquara,SP, 1906 - Porto Alegre,1994), cujo Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS, leva seu nome, tem uma importância fundamental na história da arte para o estado, já que foi professor do Instituto de Artes da UFRGS e o fundador do museu, em 1957. O artista paulista estudou e trabalhou com outros grandes nomes da arte brasileira, como Francisco Rebolo, Alfredo Volpi e Milton Dacosta. Antes de adotar Porto Alegre como residência, estudou História da Arte e Museologia em NovaYork e foi ganhador de inúmeros prêmios ao longo de três décadas.

Por fim, mas não menos importante, Pedro Weingärtner (Porto Alegre,1853-1929) um artista acadêmico do século XIX, começou seus estudos em Porto Alegre, mas logo buscou aperfeiçoamento na Alemanha, país de origem dos seus pais, passando pela Itália e  França no auge das manifestações impressionistas que tinham lugar em Paris, na década de 1880. Entre diversos temas mitológicos, clássicos e regionalistas retratados pelo artista, destaca-se a cultura gaúcha, inédita no cenário nacional da época. Foi contemporâneo do artista paulista Almeida Júnior e ao contrário de artistas do centro do país que são referências da arte brasileira, Weingärtner, cujo reconhecimento regional é inquestionável, ainda é objeto de estudos para alcançar o devido lugar na nossa história da arte.

            A Coluna Arte transmite com satisfação a informação que esta exposição é a primeira de uma série de cinco que acontecerão até 2022, possibilitando ao público o contato com uma parte histórica do acervo do casal Martins. Parabenizamos os colecionadores e organizadores por tornar acessível a obra de artistas tão importantes. Que outras ações como essa frutifiquem na nossa cidade e região e promovam o conhecimento e estudo da arte, ainda hoje, com espaço restrito na educação brasileira.Em época de descrença política e moral, a arte ainda é um alento para a vida.

Acontece EM ARTE

Exposição TÉCNICA E EXPRESSÃO: IBERÊ, MALAGOLI E WEINGÄRTNER. De 05 de maio a 01 de junho de 2018, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Rua Dr. Montaury, 1333, Centro, Caxias do Sul.

Exposição ECO ARTE – Projeto Arte na Escola. Coordenação de Sinara Maria Boone e Mona Carvalho. De 08 a 30 de maio de 2018, na Galeria de Arte do Centro de Artes e Arquitetura – Campus 8 – UCS,  Avenida Frederico Segala, 3099 Bairro Samuara (RS 122 Km 69), Caxias do Sul, RS.

 

 

Comentários