Revista Acontece Sul

Empório Per Mangiare

Por Editor Chefe e produtor do Caderno Carros & Cia - Paulo Rodrigues em Gastronomia - sexta, 04 de junho de 2010

Do passado para o futuro. O Empório Per Mangiare pertence a uma dessas histórias sobre viagem no tempo. Foi em 1990 que Afonso Golin, sommelier por vocação, abriu seu negócio: uma loja de delicatesses, que vendia comidas congeladas e vinhos importados. Ali nascia a ideia do que viria a se tornar, 16 anos depois, o Empório Per Mangiare. Quatro anos após a inauguração da loja, que Afonso e a esposa Martha resolveram inovar, anexando à loja um pequeno bistrô, com capacidade para 30 pessoas. O sucesso foi imediato e ao mesmo tempo inesperado: a loja foi fechada em 1996 e o bistrô ampliado. Ali nascia o Restaurante Per Mangiare. Mas aquela ideia inicial, ficaria apenas em letargo na mente de Golin.
O Restaurante Per Mangiare tornou-se sinônimo de excelência em gastronomia na cidade de Caxias do Sul. Enquanto Martha cuidava do negócio, Afonso, durante dois anos, administrou o restaurante do Chateau Lacave. Foi em viagens ao exterior que aquela ideia, apenas adormecida no seu subconsciente, despertou novamente. Resolveu então, abrir ao lado do restaurante, o Empório Per Mangiare. “Eu percebi que era uma facilidade para as pessoas estarem em um local onde pudessem experimentar pratos deliciosos e depois comprar os ingredientes para fazê-los em casa, além de outras conveniências do dia a dia”, comenta o proprietário. Foi na comodidade e facilidade que Golin encontrou o alicerce para o sucesso do negócio, que em agosto, completa 4 anos.
No Empório Per Mangiare, os clientes desfrutam de uma central de gastronomia com padaria, confeitaria, fiambreria, rotisseria, uma variedade de carnes especiais, frutos do mar e uma extensa carta de vinhos, que conta com aproximadamente 400 rótulos. “Montei o empório nos moldes de como ele existia no início do Per Mangiare. Além disso, tudo o que usamos no restaurante, parte daqui, ou seja, tudo pode ser comprado pelos clientes”, comenta Golin. Mas além de comprar produtos diversificados e de alta qualidade, àqueles que visitam o empório podem provar todas as delícias do local no bistrô, que oferece um cardápio variado, até mesmo para os paladares mais exigentes. Além disso, o atendimento é todo especial, realizado por Golin, que gosta de manter contato com os clientes e na maioria das vezes passa até a receita dos pratos. “São poucas as casas que oferecem um serviço diferenciado. Eu procuro sempre agradar os clientes e tratá-los da melhor forma possível”.
 
Bistrô
Quem for até o bistrô do Empório Per Mangiare pode tomar café da manhã, almoçar, fazer happy hour ou jantar. Tudo o que é servido ali é adaptado às necessidades de cada pessoa. O cardápio é de dar água na boca: sanduíches quentes e frios, saladas, petiscos e belisquetes, sopas e cremes, massas e molhos. Além disso, a confeitaria conta com uma variedade de doces, salgados e tortas. Um dos diferenciais do bistrô são as saladas servidas no almoço. “Muitos dos nossos clientes frequentam academias e nas nossas saladas encontram os nutrientes necessários que conseguiriam em uma refeição completa”, explica Golin.
Já para as noites mais frias, a casa oferece sopas e cremes, servidos no miolo do pão caseiro, recém saído do forno. De quintas a sábados, os clientes podem experimentar todas as delícias da culinária japonesa, que vem conquistando cada vez mais brasileiros. É claro que, se o cliente preferir, pode levar sushi, sashimi e outras delícias orientais para preparar em casa. “Gostamos de fazer o que fazemos. Procuramos passar todo o nosso conhecimento gastronômico e em vinhos para os clientes. Fazer com que eles se sintam bem aqui”, finaliza.
 
VEDETES DA CASA
Quando pergunto a Golin sobre o prato mais pedido, ele não consegue responder. Isso por que as opções são variadas e servem a propósitos diferentes. Mas quando questiono sobre o que indicaria para quem está visitando o lugar pela primeira vez, não demora a responder: Canederle. Trata-se de uma sopa feita com bolinhas de pão dormido, noz moscada, queijo parmesão, salsinha, salame e caldo de galinha. Uma boa pedida para as noites de inverno da Serra Gaúcha. “É uma sopa típica italiana, que só eu sirvo em Caxias do Sul, receita da minha avó, de Antônio Prado”. Outra dica de Golin é o Tagliatelli Nero Di Seppia, massa com camarão, anéis de lula e temperos. O diferencial encontra-se no molho, que é feito com a tinta do molusco. Uma iguaria que chama a atenção de muitos clientes.
PARA CONFERIR
Empório Per Mangiare
Localização: Avenida Júlio de Castilhos, 976
Centro - Caxias do Sul - RS
Telefone: (54) 3218.3900
Horário de funcionamento:
De segunda a sábado, das 9h às 23h.
www.permangiare.com.br

Comentários